Vai casar pela segunda vez e está cheia de dúvidas? O que pode? O que não pode? O que pega bem e o que não? A verdade é que o segundo casamento é cheio de tabus que precisam ser desconstruídos. O casamento de verdade não é, necessariamente, o primeiro, mas sim o que dura para o resto da vida. Livre de amarras e preconceitos, nosso texto de hoje é para lhe dar 6 dicas para ajudar a organizar o seu segundo casamento para que ele seja do jeito que vocês sempre sonharam.
1. O vestido de noiva
Há quem pense que a noiva não pode se vestir tradicionalmente de branco, véu e grinalda no seu segundo casamento, mas isso não é verdade. Tudo depende do estilo da noiva e de como ela se sente bem. Uma sugestão para as noivas que querem fugir do tradicional é usar tons diferentes do branco puro – por exemplo, pérola, champagne e off-white – ou usar cores mais intensas que refletem a personalidade da noiva no vestido todo ou em alguns acessórios específicos – por exemplo, o sapato, o brinco ou um cinto.
2. Lista de presentes
Na lista de um primeiro casamento é comum que a lista de presente contenha itens para montar a casa do novo casal. Já num segundo casamento, é comum que os noivos já tenham muitos desses itens e, portanto, possam fugir da tradicional lista de casamento com eletrodomésticos, móveis e louças. A dica é fazer uma lista um pouco diferente. Ou seja, com mais itens de decoração, por exemplo. Outra opção é pedir cotas e passeios da lua de mel.
3. Cerimônia religiosa do segundo casamento
Algumas religiões não realizam a cerimônia de pessoas divorciadas. A opção, para quem não quer abrir mão de um toque religioso no casamento, é pedir para que o representante da religião vá ao evento e faça uma bênção para os noivos. Não trata-se de uma cerimônia completa, mas apenas uma bênção para a vida do novo casal.
4. Cortejo
Num segundo casamento o cortejo pode ter um toque especial: os filhos que o casal pode ter de relacionamentos anteriores. Se for esse o caso, eles podem (e devem) ganhar um destaque na cerimônia acompanhando seus pais até o altar, sendo pajens ou daminhas ou até padrinhos.
5. Porte do casamento do segundo casamento
É comum que as pessoas pensem que um segundo casamento deva ser menor e mais intimista. No entanto, isso só depende do casal. Se eles quiserem bem com uma festa grande, devem realizá-la com toda a certeza. Se eles acreditam que um mini-wedding ou algo mais intimista é mais a cara deles, devem fazer uma festa de porte menor. O importante é que o evento tenha a cara do casal e da nova vida que eles querem ter dali em diante.
O que acontece em muitos casos é que no primeiro casamento um dos noivos (ou ambos) já realizou uma festa grande e prefere fazer uma festa menor. Até por uma questão de custos. Afinal, é comum que os noivos de segundo casamento já tenham filhos e outras responsabilidades financeiras para honrar. No entanto, é importante reforçar, os noivos devem realizar o porte de festa que julgarem melhor para si.
6. Buquê da noiva
Quem disse que noiva que casa pela segunda vez não pode usar buquê? Se ela quiser, pode sim. Como no caso do vestido de noiva, damos uma sugestão para a noiva que quer sair do tradicional: optar por buquês de materiais diferenciados. Por exemplo, broches, conchas do mar, flores de tricô e muito mais.
Gostou das dicas que listamos? Use-as para transformar o segundo casamento numa festa linda cujo maior foco é celebrar a união e a nova família perto que quem vocês amam, de quem os ama e torce muito pela felicidade de vocês. Para mais dicas sobre organizar um casamento, confira os demais textos do nosso blog.