Os padrinhos de casamento são figuras muito importantes para o casal. São amigos ou familiares que têm participação especial na vida do casal e que receberão destaque na cerimônia. No entanto, se montar a lista de convidados já é desafiador, reduzir essa lista para considerar apenas os nomes mais especiais é muito difícil. Por isso, o texto de hoje vai trazer algumas dicas para quem está no momento delicado de escolher os padrinhos de casamento.
3 dicas para escolher seus padrinhos de casamento
Vamos listar aqui algumas dicas básicas para a escolha dos padrinhos de casamento, mas é preciso ter em mente que nada é uma regra escrita na pedra. Tudo vai depender do gosto do casal e do que vocês acreditam que combina mais com a cerimônia.
1. O número ideal de casais
Não existe um número ideal de casais de padrinhos de casamento. Certamente, uma quantidade maior de padrinhos vai influenciar no tempo de entrada do cortejo e do espaço destinado para eles no altar, mas, conversando com o seu cerimonialista, vocês poderão encontrar uma solução para tudo. Por exemplo, para um número grande de casais, eles podem entrar mais próximos no altar e podem sentar nas primeiras fileiras, ao invés de ficar no altar. Já um número pequeno permite que cada casal tenha a sua entrada e que eles fiquem acomodados no altar.
2. Cuidado com casais separados ou solteiros
Tudo que ninguém quer no grande dia é causar desconforto e mal estar. Então, tenha cuidado e delicadeza ao convidar casais separados ou solteiros. Para os separados, pergunte a eles se eles não veem problemas em entrar juntos na sua cerimônia. Fale sobre a importância que cada um tem na vida do casal e deixe-os à vontade para escolher se topam entrar juntos ou não.
Para os solteiros, há duas opções: montar casal com outro solteiro ou entrar sozinhos. Novamente, além da vontade do casal, é importante verificar com qual cenários os padrinhos solteiros ficariam mais confortáveis. Caso optem por montar casais, é interessante marcar um encontro para que eles possam se conhecer antes do grande dia.
3. A única obrigação do casal
Como dissemos acima, não há regras para convidar padrinhos de casamento. É possível convidar irmãos e familiares ou não. É possível convidar gente que é casada, que se separou ou que está solteira. A única obrigação do casal é fazer essa escolha com muito amor. Pensar em quem realmente torce pelo casal e participa da vida de vocês.
Além disso, tenha em mente o bem estar dos padrinhos e de quem ficou de fora deste convite. Por exemplo, você tem uma família com muitos irmãos e quer convidar apenas um ou dois para serem padrinhos. É possível? Sim, mas leve em conta se o fato de não convidar os outros não vai deixar uma mágoa para sempre na família e se vale a pena o estresse desta decisão.
3 dicas de como convidar os padrinhos de casamento
Confira, agora, algumas dicas para convidar os padrinhos de casamento.
1. Antecedência
Eles devem ser convidados com uma antecedência maior que a dos outros convidados. O ideal é que eles recebam o convite um ou dois meses antes dos outros convidados. Se algum deles morar em outro estado ou país, essa antecedência pode ser ainda maior para eles programarem a viagem com bastante calma.
2. Mimos
É comum ver os casais presenteando os padrinhos de casamento com um mimo bem especial. É interessante, pois demonstra carinho, mas não é obrigatório. O único cuidado que deve ser tomado é o de oferecer um presente que caiba no orçamento de vocês.
3. Traje
Não necessariamente os noivos precisam determinar cores ou modelos de trajes para os padrinhos de casamento, mas, se o fizerem, é interessante já incluir estas informações no convite para que eles tenham tempo de se programar.
Agora que você está pronta para decidir quais serão os padrinhos de casamento, leia mais sobre um tema relacionado: a escolha do vestido das madrinhas.