Os protocolos da cerimônia de casamento e a festa variam muito. Tudo depende do casal e de como eles querem celebrar esta união. Pode ser mais tradicional ou mais despojado. O importante é que tenha a cara dos noivos.
No texto de hoje vamos apresentar os principais elementos dos protocolos de casamento e como é possível personalizar. Lembrando que a sua maior aliada na montagem do roteiro do casamento e sua na execução é a cerimonial. Conte com ela e confira o texto de hoje!
Os protocolos de casamento
A seguir vamos listar para você quais são os protocolos de casamento e como é possível inovar em cada momento.
1. A chegada dos convidados
Como é em protocolos de casamento tradicionais: os convidados do noivo ficam do lado direito e os da noiva do lado esquerdo, respeitando a posição dos mesmos no altar.
Como inovar: não orientando os convidados a sentarem de nenhum lado especificamente, mas sim, deixando-os livres para escolher o local que desejarem.
2. A entrada dos padrinhos
Como é em protocolos de casamento tradicionais: padrinhos e madrinhas são sempre casais e deve haver um número ímpar de duplas no cortejo, já que depois, os pais dos noivos complementarão o cortejo, chegando a um número par de casais. As madrinhas ficam do lado esquerdo dos padrinhos.
Como inovar: há algumas opções. Por exemplo:
- Os casais não precisam necessariamente ter um laço afetivo. Podem ser amigos próximos dos noivos que não se conhecem, mas que são especiais para o casal.
- O número de casais pode variar de acordo com a vontade dos noivos.
- Não precisam ser casais compostos por um homem e uma mulher. Podem ser dois homens ou duas mulheres.
- Não precisam ser casais. Os padrinhos e madrinhas podem entrar sozinhos.
3. Entrada dos pais
Como é em protocolos de casamento tradicionais: o pai do noivo entra com a mãe da noiva. Já a mãe do noivo entra com o filho e o pai da noiva leva a filha ao altar.
Como inovar: aqui também há muitas opções dependendo da formação das famílias. Por exemplo:
- Os pais dos noivos podem ser separados e ter outros relacionamentos. Dessa forma, há a opção do pai do noivo e da mãe da noiva entrarem com seus respectivos.
- Os noivos podem optar por entrar com o pai e a mãe no altar.
- Na ausência do pai, a noiva poderia optar por entrar no altar com um irmão, tio ou um amigo ou familiar próximo. Outras opções são entrar com a mãe, o (a) filho (a) – se ela tiver -, sozinha ou até mesmo com o futuro marido.
4. Entrada das damas e pajens
Como é em protocolos de casamento tradicionais: as crianças entram no cortejo logo após o noivo. As damas adultas entram logo após as crianças.
Como inovar: chamando não só crianças para serem as damas e pajens, como também o pet do casal. Ao invés de damas de honra adultas, uma opção é chamar as avós para fazerem parte do cortejo.
5. O celebrante
Como é em protocolos de casamento tradicionais: o celebrante é o padre, pastor ou o juiz de paz.
Como inovar: se não for uma cerimônia religiosa, chamando um amigo ou familiar próximo do casal para conduzir a cerimônia. Além disso, há a opção de realizar alguns rituais de casamento.
6. Saída do cortejo
Como é em protocolos de casamento tradicionais: os pais dos noivos retomam a posição de casais e os noivos saem por último. A menos que haja chuva de arroz. Neste caso, os noivos devem ser os últimos a sair.
Como inovar: os pais podem sair junto com os convidados. Além disso, ao invés de chuva de arroz, é possível ter confetes, pétalas, sparkles ou bolinha de sabão.
7. Recepção
Como é em protocolos de casamento tradicionais: os noivos realizam as fotos com padrinhos e familiares, entram por último na recepção, fazem o brinde e cortam o bolo. O jantar acontece e a noiva joga o buquê logo depois da sobremesa.
Como inovar: ao invés de jogar o buquê algumas noivas optam por fazer alguma brincadeira. Como a de trancar o buquê numa caixa e distribuir diversas chaves para as convidadas ou a de amarrar o buquê com fitas e ir cortando-as até que reste apenas uma fita com uma convidada.
Agora que você já sabe tudo sobre os protocolos de casamento e como inovar de acordo com o estilo do casal, é importante pesquisar mais sobre a pessoa que será a sua maior aliada na montagem do roteiro: a cerimonial. Por isso, nossa sugestão é que a sua próxima leitura seja o texto 9 cuidados antes de escolher a cerimonial do casamento. Confira!