Poucos detalhes de um casamento transmitem tanto a personalidade do casal como a papelaria do casamento. As cores, as fontes, os espaçamentos e os alinhamentos. Todos os elementos gráficos em sintonia transparecem qual é a personalidade do casal. Qual é o jeitinho deles.

Em outras palavras, a papelaria deixa tudo com a cara do casal. Se você não faz ideia de como isso pode acontecer e/ou acha que a papelaria do casamento é a mesma coisa que o convite, este texto é para você. Confira as nossas dicas para colocar a essência do casal em todos os elementos da papelaria!

1. Entenda o seu perfil

Vocês são um casal mais moderno, mais clássico, mais divertido ou talvez mais rústico? O primeiro passo para transmitir a essência do casal na papelaria do casamento é descobrindo qual é essa essência.

2. Inspire-se na decoração

Se você está na dúvida de qual estilo seguir, pode dar uma olhada no que vocês já escolheram para a decoração. O gosto de vocês para este item do casamento reflete muito a personalidade de vocês. Além disso, a decoração é fonte rica de inspiração para a papelaria. Ambas podem e devem se comunicar. A paleta de cores pode ser a mesma, o estilo também e assim por diante.

3. Procure inspirações

Se você está noiva, já deve saber que o Pinterest é um dos seus melhores amigos. Não deixe de buscar inspirações para a papelaria de casamento lá também. Você vai encontrar opções muito interessantes e vai identificar aquelas que mais combinam com o estilo de vocês.

4. Itens essenciais de papelaria

Se você acha que papelaria de casamento se resume ao convite, está enganada. A papelaria vai muito além. Alguns itens essenciais que compõe a papelaria são:

  • o save the date;
  • o convite;
  • os cartões de agradecimento;
  • e os menus do cardápio.

Mas, além destes itens, você ainda pode incrementar a papelaria de casamento e incluir:

  • lenços personalizados para a cerimônia;
  • rótulos da bandeja de banheiro;
  • plaquinhas de reservado;
  • leques para as cerimônias em dias mais quentes;
  • plaquinhas com o nome dos convidados no caso de ter lugares marcados;
  • tag das lembrancinhas.

5. Investir em DIY ou contratar um profissional

Por fim, para a etapa de execução da papelaria do casamento, você tem duas opções: fazer você mesma no melhor estilo DIY ou pode contratar uma empresa especializada.

Se você tem habilidade com trabalhos manuais, gosta e tem tempo de se dedicar a esta atividade e/ou tem amigos ou familiares que possam lhe ajudar, a dica é pôr a mão na massa mesmo.

A vantagem é que você vai ter elementos muito autênticos e com a sua cara. Não tem como trazer de forma mais intensa a personalidade do casal do que com elementos feitos por vocês mesmos. Além disso, de quebra, você ainda economiza uma boa grana.

Mas, se por outro lado, o seu caso é daqueles que é um desastre quando o assunto são os trabalhos manuais, você está numa correria doida de casamento e não tem tempo para nada e também não tem conhecidos com habilidades para este tipo de tarefa que poderiam lhe ajudar, a melhor opção é partir para um profissional. No estilo “deixa para quem sabe”.

A vantagem, neste caso, é ter elementos de papelaria do casamento que são super caprichados de uma forma que você não poderia fazer. Além disso, sempre tem um artesão ou um profissional da sua cidade que presta este serviço e você estará colaborando com a economia criativa.

Gostou das dicas que separamos para você ter uma papelaria do casamento perfeita? Como você pode perceber, um dos itens mais importantes são as cores. Afinal, elas podem trazer a personalidade do casal, o clima da papelaria e amarrar bem a papelaria com a decoração. Por isso, nossa sugestão de próxima leitura é o texto sobre paleta de cores para casamento. Confira!

Deixe uma resposta

Fechar Menu