Não sabe por onde começar a organização do casamento? Este texto vai lhe guiar.
Após o tão sonhado sim é hora de colocar a mão na massa e pensar na organização do casamento. Esse momento pode ser muito confuso pois há muita informação para assimilar e muitos detalhes para cuidar, mas calma. Escrevemos este post para lhe ajudar nesta missão e tornar este momento tudo aquilo que você e seu noivo sempre sonharam.
Por onde começar?
Em meio a tanta informação, é comum sentir-se um pouco perdida sem nem saber por onde começar. O primeiro passo para a organização do casamento é sentar com o noivo e definir cinco itens.
1. Orçamento para o casamento.
Este item é muito importante e deve ser definido pelos noivos para que ambos se comprometam não estourar a verba que foi definida. Do contrário, a vida financeira do casal pode ficar comprometida já no início da vida a dois. Para os casais que já possuem um valor pré-reservado, uma dica é aplicá-lo num fundo com liquidez diária. Dessa forma, enquanto não chega a data de pagamento de certos itens, o dinheiro fica rendendo mais um pouco para o casal.
2. O formato de casamento que vocês desejam ter.
Tradicional, Coquetel, no Final da manhã, Pique-nique, Mini-wedding, Brunch ou Destination wedding? Como o formato influencia muito a organização do casamento, é importante ter esta definição o quanto antes. Vocês podem pesquisar juntos por outros casamentos para verificar qual combina mais com vocês. Outra dica, é dar uma olhadinha neste texto que escrevemos recentemente. Lá tem a explicação de cada formato e para qual situação ele é ideal.
3. A época do ano em que vocês querem casar.
Vocês não precisam decidir agora qual será a data do casamento, mas é interessante já escolher a época do ano em que querem se casar. Uma dica legal é primeiro pensar num período de tempo maior e depois reduzir. Ou seja, em primeiro lugar escolha a estação do ano que deseja casar. Em seguida no mês ideal. Por fim, deixe em aberto algumas opções de finais de semana interessantes para o casal. Dessa forma, quando vocês começarem a buscar por locais para cerimônia e recepção já terão algumas opções e não ficarão tão engessados.
4. Onde querem passar a lua de mel.
Alguns locais pedem visitas em determinadas épocas do ano. Outros precisam de reservas feitas com bastante antecedência. Além disso, os noivos precisam conciliar suas agendas para solicitar férias em seus empregos. Conversem sobre onde querem passar a lua de mel pois isso também influenciará a data do casamento.
5. Qual será o regime de bens.
Já que vocês estarão conversando sobre o casamento, aproveitem para decidir como preferem que seja o regime de bens do casal. Há três tipos:
- Comunhão parcial de bens – no qual tudo que for adquirido após o casamento deve ser repartido entre o casal;
- Comunhão universal de bens – no qual tudo que foi adquirido antes ou após o casamento deve ser repartido entre o casal;
- Separação de bens – na qual cada bem pertence individualmente a cada um.
Quanto tempo eu tenho para a organização do casamento?
O ideal é ter um ano. No entanto, casamentos maiores ou com muitos convidados precisam de cerca de um ano e meio a dois anos para serem planejados. Além disso, há casais que não podem ou não querem esperar um ano para casar. Também é possível realizar o casamento em menos tempo, mas, neste caso, é preciso ter em mente que pode ser necessário abrir mão de alguns itens ou ter que buscar alternativas para outros.
E a parte burocrática e financeira?
Na organização do casamento você também precisará lidar com a parte burocrática e financeira. Essa parte exige um pouco mais de organização. As dicas são:
- Contratar fornecedores de confiança e – se possível – com referências;
- Pesquisar a reputação dos fornecedores em sites de reclamações ou nas avaliações de redes sociais;
- Ler com atenção os contratos;
- Estar a par dos seus direitos enquanto consumidora;
- Montar uma planilha de custos registrando a data dos pagamentos e valor das parcelas.
Por fim, uma dica importante para a organização do casamento é preparar um check-list com as atividades que deverão ser realizadas pelo casal em cada mês que antecede o grande dia. A boa notícia é que já elaboramos O Check-list do casamento perfeito para o planejamento da tão sonhada data. Confira!