Na fase de planejamento do grande dia um dos itens mais desafiadores é fazer a lista de convidados de casamento. Por um lado há a preocupação de não esquecer ninguém. Por outro, precisa existir o cuidado de manter a lista enxuta para não estourar o orçamento, uma vez que o número de convidados afeta diretamente o valor da contratação do espaço da festa, do buffet, da bebida, do mobiliário, de convites, de lembrancinhas e muito mais. De fato, montar a lista de convidados requer muito jogo de cintura, mas, com as 10 dicas que separamos, você verá que não é nenhum bicho de sete cabeças. Vamos lá?
1. Tenha em mente o orçamento disponível.
Como dissemos acima, a quantidade de nomes na lista de convidados de casamento impacta diretamente diversos itens. Quanto mais nomes, mais cara será a festa. Se você possui um orçamento mais enxuto, já saiba que precisará de uma lista menor, focando somente nas pessoas mais próximas.
2. Qual é o formato do casamento?
Se você optou pelo mini wedding já sabe que precisará de uma lista com até 100 nomes. Por outro lado, se você escolheu outros formatos de casamento pode elaborar uma lista um pouco maior.
3. Quantas pessoas o espaço comporta?
Se você tem um espaço dos sonhos e quer muito se casar nele, precisa verificar quantas pessoas o espaço comporta confortavelmente e fazer a lista mirando neste número.
4. Não faça listas separadas
O problema de fazer isto é que a tarefa de verificar se ninguém importante na vida do casal ficou de fora fica mais trabalhosa. Além disso, fica mais difícil de garantir que não houve repetições ou exageros.
5. Como lidar com os nomes que os pais querem convidar?
A realidade é que a festa é do casal e devem ser convidados apenas aqueles que são importantes para eles. Por outro lado, ignorar a opinião e o desejo dos pais é indelicado e pode trazer um clima ruim para o casamento. A dica é explicar aos pais as limitações do orçamento. Uma opção para atender os pais que fizerem muita questão de convidar alguém é dar a eles uma quantidade limitada de convites para eles convidarem os amigos mais próximos.
6. Ordene a lista.
Para facilitar a tarefa de cortar nomes, que acontece na maioria dos casos, já elabore a lista de convidados de casamento na ordem de familiares e amigos mais próximos para os mais distantes. Assim, você já saberá que os que ficaram mais para o final não são tão próximos e tem mais chances de não serem convidados.
7. Como lidar com namorados dos convidados?
Em teoria, os noivos não são obrigados a convidar o (a) namorado (a) do (a) amigo (a), mas, caso o convidado não conheça mais ninguém na festa pode se sentir desconfortável e acabar não indo. Se não é este o caso e o amigo não ficar chateado, é possível explicar a ele que a lista e o orçamento já estão no limite. Caso o orçamento permita e os noivos concordem, é possível estender o convite.
8. E quanto aos colegas de trabalho?
É possível convidar apenas os mais próximos e com os quais o casal tenha relação fora do ambiente de trabalho. Se optar por não convidar todos, evite comentar sobre o evento no trabalho.
9. Não conte com a quebra.
Mesmo entre os convidados que confirmam presença, é normal ter uma quebra de 10% a 20% de faltosos. O que muitos noivos fazem é contar com isso para convidar outras pessoas ou convidar alguém após receber a notícia de que outra pessoa não irá. Além de indelicado, isso é perigoso. A quebra pode ser menor, o convidado que disse que não ia pode mudar de ideia e o orçamento pode estourar.
10. Não se cobre demais
Infelizmente, pode ser que não seja possível convidar todos que você deseja. Não se cobre por isso. Aqueles que não puderem estar na lista de convidados de casamento precisarão compreender que o orçamento é limitado. Para amenizar estes casos, você pode convidá-los para um jantar em sua casa ou enviar um bem casado.
Como impacta em tantos outros itens, a lista de convidados de casamento deve ser um dos primeiros itens a ser definido. Após isso, é hora de pesquisar e reservar os locais para a festa e para a cerimônia. Confira todos os itens do checklist para o casamento perfeito.