É comum ouvir que o convite é o aperitivo da festa. Ele é o primeiro contato do convidado com o grande dia e o prepara para o que está por vir. Além disso, o momento da sua entrega é muito especial e esperado pelos convidados. Quantos amigos e familiares não choram neste momento? O convite é a representação de que o sonho está se concretizando. Pelo papel tão importante que desempenha é importante dedicar-se à escolha do convite como ele merece. Por isso, o convite de casamento é a estrela do texto de hoje.
7 dicas para a escolha do convite de casamento
Confira as 7 dicas que separamos para lhe ajudar na escolha do convite de casamento.
1. Pense no estilo do casamento
Vocês optaram por algo clássico, moderno, rústico ou temático? Como preparação para o convidado do que está por vir, o convite deve combinar com o estilo da festa. Preferencialmente, defina as cores que você vai usar na decoração para usá-las no convite também. Dessa forma, vocês criam uma unidade visual e tudo estará combinando no grande dia. Separamos algumas dicas específicas para cada estilo de festa.
2. Leve em conta o orçamento
O orçamento sempre está presente nos nossos textos e não é a toa. O preço de um convite pode variar muito dependendo da quantidade e do material escolhido. Papéis reciclados, metalizados e importados são mais caros. A dica para quem quer economizar é escolher papéis nacionais e com uma gramatura menor – sem que isso impacte negativamente na qualidade do convite. Se os noivos – ou um amigo – possuem alguma destreza com programas de edição e com produção de material gráfico, podem ter aí uma oportunidade para economizar.
3. Pesquise por fornecedores de confiança
Pegue indicações com amigos que já casaram, com a cerimonial ou em sites e eventos que você visitou. Faça uma pesquisa para avaliar o prazo de entrega, a qualidade do serviço, o portfólio, a experiência e o preço. Em seguida, visite alguns fornecedores e feche com aquele que lhe passar mais segurança e que for capaz de entregar um convite que tenha a cara do seu casamento. Pode ser que fechando um pacote para toda a papelaria – convite, cardápio e tags com os nomes dos convidados (para o caso de casamentos com lugar marcado) – você consiga um preço melhor.
4. Decida o que irá escrever
A maioria dos fornecedores já possuem textos prontos, mas você pode elaborar o seu também. A dica é imaginar que você é o convidado e pensar em que informações precisa saber e o que gostaria de ler dos noivos. Além disso, você pode incluir um elemento que seja a cara dos noivos. Por exemplo: o trecho da música do casal ou de um poema que os represente.
5. Não subestime o envelope
É comum dedicar-se bastante ao convite e esquecer um pouco do envelope. O ideal é que ele também tenha muito estilo e combine com o convite e com o evento. Ao mesmo tempo ele deve guardar um certo mistério e instigar a curiosidade do convidado. Afinal, ele guarda um material muito especial: o convite. Uma sugestão interessante é usar materiais criativos. Por exemplo: envelopes estampados por dentro, papéis ecológicos ou jutá.
6. Tipos de convite
Geralmente, o casamento tem três tipos de convite:
- O convite para os convidados em geral – que pode ser mais básico e deve conter todas as informações do evento.
- O convite para os padrinhos e madrinhas – que pode ser um pouco mais elaborado e incluir um presente especial. Por exemplo, a gravata para ser usada no dia ou uma necessaire.
- O convite para pajens e daminhas – que deve conter um presente para a criança. Por exemplo, docinhos ou um brinquedo.
7. Quando entregar os convites
Como comentamos no check-list do casamento perfeito, o ideal é pesquisar fornecedores de convites com 9 meses de antecedência, contratar a empresa 7 meses antes e enviar os convites 2 meses antes do grande dia. Esse prazo pode mudar, caso você tenha muitos convidados que tenham que viajar para participar da festa. Pajens, daminhas, madrinhas e padrinhos, devem receber o convite com 8 meses de antecedência.
Gostou do conteúdo? Tomara que ele lhe ajude a escolher o convite de casamento perfeito para o seu evento. Já sabe, né!? Se ficou alguma dúvida ou quer deixar um comentário é só escrever aqui embaixo para gente.