Quando o assunto são os eventos corporativos, as opções são muitas. Para escolher o formato que melhor combina com a sua empresa, seus convidados e com a mensagem que precisa ser transmitida, o segredo é conhecer em detalhe cada um deles.
Confira as características de cada um para arrasar em seus próximos eventos corporativos.
1. Workshop
O workshop é muito confundido com um curso. O formato é bastante similar, mas com a diferença de que o foco é que os participantes coloquem a mão na massa e pratiquem o que está sendo ensinado, tirem dúvidas e etc. Outra característica que o difere de um curso é o tempo de duração. Geralmente, os workshops são mais curtos. Também contém um pouco de palestra, já que a pessoa que ministra o workshop faz um momento de exposição de um conteúdo.
2. Seminários
Os seminários são mais profundos e, por vezes, mais extensos. Ele concentra uma série de atividades com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre um tema específico. Um workshop, por exemplo, pode fazer parte de um seminário sobre um determinado tema.
3. Desfile
Desfiles são eventos comuns no ramo da moda para que os fabricantes possam exibir os próximos modelos que estão preparando para a próxima estação. No entanto, o formato pode ser adaptado para outras indústrias. É possível ter um desfile de lançamento de novos produtos ou de novidades da empresa em questão.
4. Convenções
As convenções são eventos corporativos grandes e com bastante envolvimento dos participantes. Um exemplo são as que têm o objetivo de reunir vendedores e distribuidores para exibir um novo produto e treinar sobre como vender. Outro pode ser uma reunião de líderes para debater temas relevantes e tomar decisões. Ou até mesmo uma convenção de final de ano para reunir todos os funcionários, estimular a interação e entregar premiações.
5. Simpósio
Os simpósios são eventos corporativos nos quais o debate é fortemente estimulado. Com a presença de um moderador, convidados especialistas no assunto e a plateia, se faz uma abordagem sobre um tema específico. A ideia é que, conduzidos pelo moderador, os convidados debatam sobre um tema e respondam perguntas dos participantes.
6. Feira
Já as feiras reúnem mais de uma empresa com a finalidade que todas consigam expor seus produtos, serviços ou projetos. É uma ótima oportunidade de ampliar conexões e fechar novos negócios.
7. Confraternização
Não é porque as confraternizações são mais descontraídas que não deixam de ser um dos tipos de eventos corporativos. As confraternizações podem ter gincanas, atividades motivacionais ou para integrar melhor o time, premiações ou discursos. Podem também ter a presença dos familiares dos colaboradores.
8. Treinamento
O treinamento pega um tema específico que precisa ser trabalhado com um determinado time e o aprofunda ao máximo, para que os participantes saiam de lá sabendo o que fazer, como e com que objetivo. É comum ver, por exemplo, treinamento de vendas para que os vendedores sejam apresentados aos novos produtos, saibam como vendê-lo, qual abordagem usar, com metas estabelecidas e motivados para vender.
9. Palestra
A palestra é uma apresentação que tem pouca ou nenhuma interação da plateia. O maior objetivo é que o palestrante consiga passar um conjunto de informação para quem o está assistindo.
10. Apresentação de escola
Por fim, temos um tipo de evento corporativo muito fofo. Trata-se de apresentação de escola. Pode ser no final do ano ou em datas comemorativas. As crianças apresentam uma dança, um teatro ou outra atividade que desenvolveram com as professoras e os colegas. Os pais e familiares se reúnem para assistir e se encantar.
A versatilidade do espaço Casa Sales
Para receber qualquer um dos tipos de eventos corporativos citados acima, você pode contar com a Casa Sales, que tem uma estrutura incrível à disposição. Em um ambiente organizado e charmoso, o espaço está apto para lhe auxiliar e garantir o melhor ambiente para o seu evento. Veja aqui toda a versatilidade dos espaços da Casa Sales.