É só ouvir falar em evento corporativo que muita gente revira os olhos e se cansa só de pensar. Muitos pensam em evento corporativo como algo formal e, por vezes, entediante. Aquela comida sem graça, aquelas palestras intermináveis e o olhar atento ao relógio para ver que horas vai acabar.
Nós sabemos que evento corporativo não precisa ser assim, não é mesmo? Ele pode ser informativo e, ao mesmo tempo, animado e motivador. Vamos listar no texto de hoje algumas dicas de artifícios que podem ser feitos para formatar um evento assim.
1. Festas temáticas
As festas temáticas sempre fazem sucesso. As mais usadas são as de décadas. Por exemplo, anos 60, 80 e etc. Elas trazem a memória de como era viver naquela época e empolgam os convidados. Outra opção são os temas de locais ou filmes. Por exemplo, Havaí, Paris, China, Game of Thrones e por aí vai. O bacana de festas temáticas é caprichar na decoração, pedir para os convidados irem fantasiados com o tema e incrementar a festa com DJs e músicos tocando as músicas que tem a ver com o tema. Vamos combinar que uma festa assim não tem nada do estereótipo de evento corporativo.
2. Workshops com assuntos criativos
Outro item que pode transformar os eventos corporativos são workshops diferenciados. Por exemplo, algum com temática de esportes que coloque todo mundo para se mexer – por exemplo, mini oficinas de mini-golfe, tênis, alongamento, yoga e etc – ou com temática de culinária que, além de descontrair, trazem um conhecimento novo para os colaboradores. Pode ser uma oficina de queijos e vinhos, de risoto, de pizza ou de algum outro prato que combine com a equipe e faça sentido para o evento.
Além dos temas esportes e gastronomia, é interessante pensar em oficinas mais diferentes para surpreender. Tais como fazer sua própria mini horta, fazer cosméticos naturais, bordado, tricô, aquarela e muito mais.
3. Experiências gastronômicas
Outra opção é ousar no cardápio. Oferecer um buffet de temaki e sushi, um bar com drinks inusitados, uma mini tapioqueria, food-trucks, cascata de chocolate ou outras opções diferenciadas trazem um toque único para o evento corporativo.
4. Atividades com gamificação
Gamificação é uma técnica que transforma um aprendizado em jogo. Dessa forma, o usuário fica muito mais engajado e aprende se divertindo. Por isso, muitas empresas podem usar a lógica de um jogo para passar alguma informação aos seus colaboradores.
5. Atrações
Outro ponto importante para inovar num evento corporativo é inserir atrações que agradem o público o evento. Alguns exemplos são:
- Show de mágicas – especialmente aqueles que o artista inclui o público para interagir com a sua performance ou que passa de mesa em mesa para o público participar sem precisar subir num palco, fazem muito sucesso.
- Quick massage – afinal, quem não ama receber uma massagem relaxante?
- Caricaturas – a atração serve, inclusive de lembrancinha para o colaborador levar para casa.
- Jogos – pode ser jogos de tabuleiro, vídeo games ou fliperama. A maioria dos colaboradores vai adorar.
- Cabine fotográfica – por mais que seja uma atração que todo mundo conhece ou já viu, ela não sai de moda. Os convidados sempre gostam de fazer novas fotos com os seus amigos.
6. Ações de teatro
Seja uma peça rápida de improviso e/ou com a interação da plateia ou um número de stand-up commedy o teatro é uma excelente forma de inovar nos eventos corporativos, especialmente se você conseguir brifar os atores para eles elaborarem piadas que tenham a ver com o dia a dia da empresa, especificamente. Por exemplo, incluir locais da empresa – sala de reunião, refeitório e etc -, citar o nome de alguns colaboradores e etc. Isso fará a peça ser parte do evento e da empresa. Não tem quem a esqueça depois.
Gostou das dicas que demos hoje? Agora que você já sabe como tornar o seu evento corporativo inovador e inesquecível, fique de olho no nosso blog. Lá você encontrará muitas outras dicas sobre este tema.