Hoje é dia de falar de um elemento do casamento que é carregado de simbolismos: o vestido de noiva. Vamos falar a verdade: quando vamos a um casamento, um dos itens que mais desperta a nossa curiosidade é saber como é o vestido que a noiva escolheu. E quando há o casamento de uma celebridade? Todos querem saber o que ela escolheu para vestir. E você? Está em dúvida sobre o seu? Veja abaixo nossas 7 dicas para escolher o vestido de noiva perfeito.
1. Conheça o seu corpo
Não é você que deve se adaptar ao vestido, mas o contrário. Por isso, escolha aquele modelo que mais valoriza o seu corpo. Confira!
- Biotipo: corpo oval
Melhor modelo: aquele com corte reto e com decotes em V.
- Biotipo: triângulo invertido
Melhor modelo: tipo sereia e com mais detalhes e volume na parte inferior.
- Biotipo: pêra
Melhor modelo: com mais detalhes na parte superior e um corte em A na saia.
- Biotipo: ampulheta
Melhor modelo: aqueles que evidenciam as curvas e valorizam a cintura.
- Biotipo: retângulo
Melhor modelo: aqueles com cintos ou detalhes na cintura.
- Biotipo: grávida
Melhor modelo: aquele com cintura elevada e tecido fluido.
2. Tenha em mente a data, o local e o estilo da festa
Isto é fundamental pois lhe dará uma ideia da temperatura que estará no dia e do estilo que o seu vestido pode ter. Por exemplo, um casamento à noite um formato tradicional pede por um vestido de noiva mais clássico, tipo princesa e com brilhos. Já um casamento de dia, sugere um vestido fluido. Se o caso for um mini wedding de dia ou um casamento mais descontraído, a noiva pode usar até mesmo um modelo longuete.
3. Qual é o orçamento disponível?
Definir isso antes de ir para a loja lhe ajudará a limitar as opções e a manter os pés no chão.
4. Descubra o seu estilo
Dê uma olhada no seu armário e nos seus vestidos de festa. Qual estilo é mais predominante nas suas roupas? Muitas noivas acabam escolhendo um tipo de vestido só porque ele está na moda. Isso é um engano. O importante é que o vestido seja confortável, que você se senta bem e bonita dentro dele e que lhe valorize.
5. Coloque a tecnologia a seu serviço
Há alguns aplicativos que podem lhe ajudar muito. O primeiro deles é o queridinho das noivas: o Pinterest. Lá você encontrará uma série de referências de vestido de noiva para se inspirar e saber o que procurar antes de ir para o ateliê ou para a loja. O segundo é o Wedding Dress LookBook by The Knot. Lá você vai encontrar sugestões de vestidos de acordo com o seu estilo e o seu biótipo. Vale a pena conferir.
6. Ouça opiniões, mas não muitas.
Sabe quando você tem um evento importante para ir e pede a opinião de uma pessoa para escolher o look que fica bem em você? Geralmente é a mãe, uma amiga ou uma irmã. Quem é essa pessoa no seu caso? Se você sentir que a presença dela lhe trará maior segurança para escolher o vestido, peça-a que a acompanhe. Só não leve muitas pessoas para este dia pois poderá lhe deixar muito confusa e acabar atrapalhando na decisão.
7. Defina uma lista de fornecedores de vestido de noiva
Antes de sair batendo perna pelos ateliês e lojas de vestido da sua cidade, faça uma pesquisa. Quais combinam mais com o tipo de vestido que você procura e com o orçamento que dispõe? Fazer essa triagem economizará tempo e energia da sua parte.
Por fim, escolha o seu vestido de noiva com antecedência, principalmente, se você optar por fazer um sob medida para o seu corpo. No check-list do casamento perfeito sugerimos que a noiva decida se vai comprar, mandar fazer ou alugar a peça com 10 meses de antecedência e finalize a escolha do vestido de noiva 8 meses antes do grande dia, uma vez que pelo menos 3 provas serão necessárias. Confira estes e outros itens do check-list aqui.