Um item indispensável no casamento, seja ele mais íntimo ou do tipo grandioso, é o buquê da noiva. Muito mais do que um adereço, ele significa vida e fertilidade ao casal, além, é claro, de cada cor ter a sua própria interpretação.
Você sabe como surgiram os buquês de noiva? A história não é romântica, mas criativa: na Grécia antiga, os buquês eram feitos de ervas e grãos, e serviam como garantia de uma união frutífera. Muitas noivas optavam, ainda, por utilizar ervas fortes e especiarias para, desta forma, defender o casal dos espíritos malignos.
Com o passar do tempo, o buquê de flores ganhou a função de ocultar odores. Isso mesmo! Na Idade Média, os europeus costumavam tomar apenas dois banhos por ano, sendo um deles em maio. Por isso, ao se casar em junho (mês considerado das noivas, na época), as noivas carregavam buquês de flores para mascarar o odor corporal das pessoas. Agora que você já sabe um pouco sobre a origem do buquê de noiva, vamos conhecer os principais tipos.
1. Principais tipos de buquê de noiva
São inúmeros os tipos de buquês de noiva. A cada dia novas ideias surgem e encantam o público feminino. A escolha do buquê de noiva é individual e diz muito sobre quem o leva até o altar.
1.1 Redondo
É o buquê tradicional, aquele que você viu em muitos casamentos. É usado em todos os tipos de cerimônia, seja ao ar livre ou em ambientes fechados, durante o dia ou à noite. É ideal para noivas mais baixas.
1.2 Braçada
Feito com flores de caule longo, é usado apoiado no antebraço da noiva. Combina com cerimônias durante o dia, no campo ou na praia.
1.3 Cascata
O formato deste buquê é parecido com um cacho de uva. É composto por flores e folhagens naturais. Podem ter várias alturas, sendo que os mais longos têm mais detalhes e costumam chamar mais a atenção.
1.4 Assimétrico
Versáteis, este tipo de buquê é o preferido das noivas modernas e românticas. É feito com flores, sementes e folhagens dispostas de forma orgânica. Sabe aquela sensação de “fui ali no jardim colher estas flores para o meu próprio casamento”? Pois é! Essa é a sensação transmitida pelo buquê assimétrico.
1.5 Flor única
Consiste apenas em uma flor marcante e imponente. O buquê pode ter acabamento com folhagens e sementes ou mais flores da mesma espécie. Modelo minimalista, por isso são utilizados poucos elementos.
1.6 Artificial
Este tipo de buquê é muito utilizado em cerimônias mais longas. É ideal para as noivas que querem guardar o seu buquê como recordação. As flores artificiais evoluíram muito e hoje são feitos buquês maravilhosos.
2. Dicas para escolher o melhor modelo de buquê
Além de gostar do modelo, algumas dicas podem ajudá-la na hora de escolher o buquê para o grande dia.
– Escolha um buquê que favoreça a sua silhueta;
– Tenha em mente o estilo de casamento e do seu vestido, o local e horário da cerimônia e a estação do ano;
– Leia sobre o significado das flores antes de optar por alguma delas;
– Pesquise inspirações no Pinterest.
Precisa de uma ajudinha na organização do casamento? Baixe o nosso checklist. Ele vai te auxiliar muito a não perder nenhum detalhe e encaixar tudo no orçamento do casal. Até a próxima!