O buffet é um dos itens mais importantes da festa de casamento por dois motivos: primeiro pois o cardápio – escolhido com carinho pelos noivos – é muito aguardado pelos convidados e, segundo, porque este item é o que mais pesa no orçamento. Podemos dizer que ele é responsável por cerca de 50% a 60% do orçamento total da festa. É importante escolher com muito cuidado para garantir fornecedores de um cardápio e um serviço de qualidade e confiança. Vamos dar uma olhada nas 6 dicas que separamos para ajudar nesta decisão?
1. Certifique-se de já ter definido os itens que influenciam o buffet.
Para decidir o buffet é importante observar alguns itens que o influenciam totalmente. São eles:
- O horário da festa. Pois o tipo de cardápio oferecido de dia ou à noite varia bastante.
- O formato da festa. Vocês sonham com uma festa tradicional, um coquetel, um pique-nique, um mini wedding ou um brunch? Cada formato de festa combina melhor com um tipo de serviço. Saiba mais sobre os 7 formatos de casamento aqui.
- Lista de convidados. A quantidade de pessoas também impacta diretamente na quantidade de alimentos e bebidas.
2. Escolha o tipo de serviço
O segundo passo para decidir o buffet para casamento é escolher o tipo de serviço. Separamos abaixo as características de cada um deles. Qual combina mais com o seu evento?
- À brasileira – Os pratos quentes são colocados no centro da mesa e os convidados se servem sem precisar levantar.
- À americana – Saladas, pratos quentes e carnes são postos em buffet. Os convidados pegam os pratos e talheres que ficam ao lado, se servem e procuram um local para se sentar. As bebidas podem ser servidas em serviço volante.
- À francesa – Os convidados não precisam levantar para servir-se pois os pratos já vêm montados e são servidos pelos garçons. A mesa é montada com sousplats, pratos, talheres, taças e guardanapos.
- Franco-americano – Numa mescla dos serviços anteriores, como o nome sugere, a mesa é montada com sousplats, pratos, talheres, taças e guardanapos. Saladas, pratos quentes e carnes são postos em buffet. Os convidados pegam o prato da sua mesa, se levantam para se servirem e retornam para o seu local na mesa.
- À inglesa – Os convidados não precisam se levantar são servidos pelos garçons. Estes montam o prato na hora para o convidado. Essa montagem pode acontecer na própria mesa (serviço direto) ou em carrinhos próximos (serviço indireto). A mesa é montada da mesma forma que o serviço à francesa.
- Coquetel – uma mesa com antepastos, patês e saladas é montada com pratos pequenos e talheres para que os convidados sirvam-se e busquem um local para se sentar. Outros alimentos no estilo finger food são servidos em serviço volante.
3. Observe como será a contratação
Alguns espaços para eventos já incluem o serviço de buffet e isso otimiza bastante o orçamento da festa. Além disso, é comum que o serviço de buffet também já inclua a contratação de garçons, maitre e coordenadores. Isso agiliza bastante para os noivos.
4. Escolha o cardápio com atenção
A escolha do cardápio deve ser feita com muita cautela. Além de agradar os noivos, ele precisa agradar os convidados. Para esta definição vem a parte gostosa: a degustação. Afinal, você só experimentando para saber se a comida é boa e se os pratos combinam entre si no cardápio. Alguns buffets realizam a degustação mesmo que o contrato ainda não esteja fechado e outras não. Além disso, lembre-se de analisar também a apresentação dos pratos. Afinal, nós também comemos com os olhos. Por fim, é delicado ter algumas opções de pratos para convidados que tenham intolerâncias ou alergias alimentares.
5. Evite dores de cabeça
Muitos noivos acabam se frustrando num dos dias mais importantes das duas vidas por causa de estresse com a empresa do buffet de casamento. Para evitar contratempos como este:
- Pesquise muito sobre as empresas. Analise fotos e vídeos de eventos já realizados por eles, depoimentos de clientes, peça indicações de amigos e cerimonialistas e pesquise nas redes sociais se há reclamações sobre eles.
- Analise se a empresa possui licença para operar oferecida pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
- Fique de olho no contrato. Seja bem detalhista nesta hora e certifique-se de quais são os itens inclusos no valor combinado e se todos os itens acordados estão listados em contrato para evitar dor de cabeça futuramente.
6. Não se esqueça das bebidas
Verifique se o buffet oferece as bebidas, se você precisará comprar a parte e se o local da festa cobra a rolha. É comum que o buffet ofereça água, refrigerante e gelo. Tudo isso deve ser avaliado pois impacta no orçamento do casamento.
Por fim, escolha o serviço de buffet com antecedência para garantir a data desejada. Nossa sugestão é cerca de 10 meses antes, conforme listamos no checklist do casamento perfeito. Confira o checklist completo com todos os itens que devem ser definidos e realizados pelos noivos para garantir a organização tranquila de uma festa dos sonhos.