Se você já começou a pensar em todos os itens que precisam ser estudados antes do casamento, certamente, percebeu que existem diversos detalhes, não é mesmo? Um deles é sobre as bebidas para festa de casamento.
Saber escolher as bebidas é um dos fatores mais importantes para o sucesso do evento. Afinal, é preciso pensar na harmonização com o buffet, nos convidados que consomem bebidas alcoólicas e também nos que preferem drinks sem álcool.
Suco? Vodka? Cerveja? Chopp? Se você também está nesse dilema, fique tranquilo! Vamos ajudar a tornar o grande dia memorável! Vamos lá?
Avalie o local do evento
O primeiro critério a ser considerado na hora da escolha das bebidas para festa de casamento é o local do evento. Não é uma regra geral, contudo, imagine que a sua festa será no campo (piscina, sol e muito calor) e ao ar-livre: esse cenário já traz à lembrança o chopp e a cerveja, você concorda?
Agora imagine que o evento é em um espaço requintado e sofisticado: esse cenário pede espumantes e drinks mais elaborados. Isso não é uma regra geral, é apenas para você começar a pensar em alguns detalhes para acertar na decisão!
Considere o cardápio para fazer uma boa escolha
A experiência gastronômica precisa combinar com as bebidas da sua festa. Afinal, temos a certeza de que você escolheu o menu com muito cuidado para agradar a todos os paladares. Com as bebidas, isso não deve ser diferente!
É preciso deixar claro que não existe combinação certa e definida. Isso varia de acordo com o perfil dos convidados, temática, época do ano e duração da festa. Contudo, existem alguns nortes para ajudá-lo. Veja quais são eles:
- bolo e doces são facilmente harmonizados com champagne demi-sec;
- pratos quentes combinam com um bom vinho tinto;
- pratos frios combinam com espumante branco;
- destilados combinam muito bem com as entradinhas;
- drinks (com e sem álcool) coloridos e com variedade costuma agradar a todos;
- sobremesas combinam com vinho moscato giallo ou sauternes e com espumantes doces (moscatel ou demi-sec).
Analise o número de convidados
Quantos convidados a sua festa tem? 60? 100? 200? É muito importante considerar o número e perfil dos convidados para fazer uma boa escolha. Aliás, a quantidade de convidados é o que norteia basicamente todo o evento (lembrancinhas, buffet, pista de dança, número de garçons, equipe de trabalho, mesa de doces, convites, bebidas e local).
Normalmente, quando você fecha um serviço de buffet com uma empresa especializada, eles já têm uma noção para norteá-lo — nesse cenário, é sempre importante tentar negociar bebidas por consignação, que fica mais econômico.
Conheça as principais bebidas para festa de casamento
Conforme citamos anteriormente, é fundamental conhecer o perfil dos convidados para acertar na escolha das bebidas. Contudo, preparamos uma lista com as principais bebidas e também com uma estimativa média de cálculo para você se basear. Veja!
- Refrigerante: 1 litro por pessoa;
- Cerveja: 2 garrafas por pessoa;
- Whisky: 1 garrafa para cada 6 pessoas;
- Champagne: 1 garrafa para 2 pessoas;
- Vinho: 1 garrafa para 3 pessoas;
- Drinks (com e sem álcool): 500 ml por pessoa;
- Água: 1 litro por pessoa.
Tenha cuidado com a temperatura e acondicionamento das bebidas
Por fim, é importante ressaltar que você precisa avaliar a temperatura e acondicionamento dessas bebidas para o evento. Afinal, ninguém quer tomar chopp quente, você concorda?
Os vinhos precisam ser guardados longe da luz e calor, por isso, acondicione-os em um local úmido. Já os destilados não são tão sensíveis e podem ser guardados em qualquer ambiente (desde que estejam lacrados).
Ah! Você precisa ter a certeza de que todas as bebidas estão dentro do prazo de validade, certo?
Escolher as bebidas para festa de casamento é uma etapa muito importante para a festa do casal. Por isso, é fundamental avaliar o perfil dos convidados, estilo da festa, duração e época do ano para acertar na escolha. O grande segredo é oferecer uma boa variedade, assim, agrada a todos os gostos.
Neste post, você aprendeu mais sobre as bebidas para festa de casamento. Você gostou do nosso conteúdo? Então, temos a certeza de que vai gostar também de aprender mais sobre como economizar no casamento: conheça 6 dicas inteligentes. Boa leitura!