Além de ser o símbolo do laço de amor do casal, a sua troca ocupa um momento muito especial da cerimônia. A aliança de casamento é um item muito importante e que permanecerá com o casal por toda a vida simbolizando a sua união. A sua escolha pode parecer simples, no entanto, requer alguns cuidados que vamos listar a seguir.
Um pouquinho de história
Antes de partir para as dicas, você sabe por que os casais usam aliança de casamento? Tudo começou lá no Egito há 5.000 anos. Eles usavam anéis pois acreditavam que o círculo – uma forma sem começo nem fim – representava a eternidade da união. Os gregos adotaram essa simbologia e passaram a usar metais imantados para representar que os amantes estariam sempre atraídos. Já os romanos seguiram com a tradição e passaram a usar a aliança no dedo anelar esquerdo por acreditar que ali havia uma veia que ia direto para o coração.
5 dicas para escolher a aliança de casamento
Agora que você já sabe da importância histórica da aliança e da que ela terá para o seu casamento, é hora de escolher uma para vocês. Confira algumas dicas que separamos para lhe ajudar.
1. Observe o estilo do casal
A primeira coisa a se considerar na escolha da aliança de casamento é o estilo do casal. Há lojas e ourives confeccionando todos os tipos de aliança. Grossa, fina, de ouro amarelo, fosca, polida e tudo mais. O desafio é encontrar um modelo que combine com o estilo do casal. Para isso, pesquisar por referências antes de ir para a loja, pode ajudar.
2.Tamanho das mãos e das alianças
Geralmente as mulheres preferem as mais finas e os homens as mais grossas. Não é obrigatório que as alianças tenham o mesmo tamanho. Elas podem ter o mesmo estilo, mas ser de tamanhos diferentes.
3. Beleza e conforto
Este item será usado por vocês para sempre por todos os dias. Então, além de ser bonito ele precisa ser confortável. Para isso, nada substitui o ato de experimentar. Coloque a aliança no seu dedo e observe se combina com o seu estilo, com a sua mão e se é confortável. Os modelos anatômicos – abaulados por dentro – ajudam muito neste ponto.
4. Planeje o investimento
Estamos falando de metais e – em alguns modelos, pedras – preciosos e de um trabalho minucioso. É certo que isso demanda um certo investimento. Promoções e condições especiais podem acontecer, mas desconfie de valores muito baixos.
5. Pesquise pelas lojas
Há lojas para os mais variados tipos de bolso. Há, inclusive, a possibilidade de contratar um ourives. Priorize os estabelecimentos que têm tradição e confiança no mercado, que oferecem garantia (de preferência eterna) e procure por aquelas que apresentam o melhor custo-benefício.
Quando comprar a aliança de casamento?
Depende. Se vocês vão usar a mesma aliança para o noivado e para o casamento, o ideal é que ela seja comprada para fazer o pedido. Outra opção, é que seja usada uma aliança para o noivado e que ela sofra um upgrade para o casamento. Neste caso, ela também precisa ser comprada para o pedido. Há, ainda, o caso do pedido ser feito com um solitário e depois os noivos escolhem juntos a aliança de casamento. Nesse caso, o ideal é comprá-la com 4 ou 2 meses de antecedência. A antecedência maior serve para o caso de vocês desejarem um modelo personalizado. Além disso, a noiva usará o solitário junto com a aliança. Então, é interessante que leve o solitário quando for experimentar alianças para escolher um modelo que combine com o anel.
Gostou do texto de hoje? Continue lendo sobre o planejamento de casamento no nosso blog. Que tal ler agora um pouquinho sobre a escolha do vestido de noiva?