É o vento que brinca com o cabelo da noiva, o som dos pássaros, a luz natural, as cores suaves. Estes são alguns elementos presentes num casamento ao ar livre e que trazem para a cerimônia um clima leve, tranquilo e muito romântico. Por causa disso, este tipo de casamento vem se tornando o queridinho dos noivos que querem uma cerimônia diferente e com um toque especial. O post de hoje é para sanar todas as dúvidas que você possa ter sobre a organização de um casamento ao ar livre.

Como estará o tempo no dia?

A principal questão de um casamento ao ar livre é o tempo. Não pode estar chovendo, nem frio demais, nem calor demais. Então, como acertar? Em primeiro lugar, planeje-se e escolha uma época do ano com temperatura amena e pouca chance de chuva. No entanto, por mais que você se planeje, pode ser que no dia o tempo não colabore. Para não ter dor de cabeça nem arruinar o grande dia, em segundo lugar, é importante ter um plano B numa estrutura coberta ou num espaço com tenda. As noivas mais precavidas elaboram com suas cerimonialistas até mesmo um plano C. Por exemplo, o plano B para o caso de uma chuva leve e o plano C para uma tempestade.

Como deve ser o local e a estrutura?

Pode ser numa chácara, na praia, num jardim ou numa fazenda. Tudo depende do estilo do casal e do casamento que se deseja. O importante é escolher um local que o casal goste e que ofereça estrutura para o evento e para os convidados. Por exemplo, banheiros, pontos de energia, cozinha equipada, entre outros. Como é comum que este tipo de casamento seja um destination wedding, é válido que o espaço tenha estrutura para hospedar alguns convidados ou tenha pousadas ou hotéis próximos.

Qual horário escolher?

O horário é um fator significativo para este tipo de casamento, pois, como ele vai acontecer ao ar livre é preciso verificar como será a luz emitida pelo Sol naquele momento. Isso faz toda a diferença nas fotos. A luz do meio-dia, por exemplo, além de muito quente é muito intensa e produz sombras muito duras. Para fotos mais bonitas e suaves, o ideal é fazer a cerimônia às 11h, às 14h, às 16h ou às 18h. O lado bom de optar por horários no final da tarde é pegar o pôr-do-sol. Além disso, lembre-se de observar que de outubro a fevereiro pode haver o horário de verão e isto impacta a posição do sol também.

A decoração de um casamento ao ar livre é diferente de outro tipo de cerimônia?

A decoração deve ser charmosa, mas evidenciar o cenário escolhido. Dessa forma, não é preciso exagerar nela. Além disso, as cores precisam combinar com as cores do local. Por exemplo, num casamento ao ar livre na fazenda, haverá muita vegetação. Usar outras cores tão vibrantes tanto o verde pode tornar o visual poluído. Por outro lado, é inovador e criativo usar elementos do local na decoração. Por exemplo, uma prancha de surf como mesa do celebrante num casamento na praia ou um gazebo como altar de um casamento no campo.

Quais são as dicas para as lembrancinhas?

Uma boa ideia é usar o tempo para definir a lembrancinha. Por exemplo, num casamento ao ar livre num local quente, a lembrancinha pode ser sombrinha, abanico, garrafinha d’água personalizada ou protetor solar. Num casamento no campo, pode-se dar repelentes em frascos pequenos personalizados com o brasão do casal. Já a lembrancinha de um casamento numa época num pouco mais fria, pode ser um pequeno cobertor.

Encantou-se pelo casamento ao ar livre? Nós também! Por isso, tem mais um post no blog com 7 dicas para organizar um casamento de dia. Afinal, o casamento ao ar livre pode começar e terminar de dia ou se estender noite adentro. No entanto, mesmo no segundo caso, pelo menos a cerimônia acontece com o dia claro para aproveitar a luz do Sol.

Deixe uma resposta

Fechar Menu