Realizar cerimônia religiosa e recepção no mesmo local pode trazer muitas vantagens. Vamos lhe contar cada uma delas.
Cerimônia religiosa e recepção no mesmo local ou a primeira na igreja e a segunda num espaço para festas? Eis a questão. Certamente, para tomar esta decisão, é preciso levar em conta a família, a tradição, o orçamento, os convidados e a preferência dos noivos. O fato é que cada vez mais casais optam por realizar a cerimônia religiosa e recepção no mesmo local. O motivo está nas 10 vantagens que esta escolha proporciona e nós vamos detalhar cada uma delas para você.
1. Praticidade para os convidados
O deslocamento de um local para outro pode ser uma logística complicada. Nem todos os convidados possuem carro. Outros possuem, mas preferem sair sem ele para poder ingerir bebida alcoólica na festa. Sem mencionar que pode ter trânsito e engarrafamento no trajeto e alguns convidados podem errar o caminho ou se perder.
2. Sem filas
Quando todos os convidados chegam de uma só vez no local da recepção – após a cerimônia religiosa -, uma fila de carros pode se formar deixando os manobristas atrapalhados e os convidados irritados. Se tudo acontecer no mesmo espaço, esse problema não existirá pois os convidados chegarão aos poucos.
3. Menor custo
Realizar a cerimônia religiosa e recepção no mesmo local pode significar um maior poder de negociação, já que muitos lugares oferecem mais benefícios quando a cerimônia e a recepção ocorrem juntas. Além disso, haverá outro gasto a menos: o de deslocamento dos noivos, pais e padrinhos.
4. Não precisar conciliar datas
A tarefa de conciliar a data da igreja com o do local da recepção pode ser um desafio enorme pois muitos locais tem a agenda super concorrida. Pode ser que a igreja tenha a data que você quer, mas o local da festa só pode disponibilizar o espaço noutro dia e vice-e-versa. Essa dor de cabeça é evitada quando tudo acontece num só espaço pois você só precisa negociar a data de um local.
5. Praticidade para os noivos
Muitos espaços se disponibilizam a administrar contratos com certos fornecedores. Então, podem ser tarefas a menos para os noivos realizarem.
6. Praticidade para a noiva
Alguns locais oferecem espaços para que a noiva, as mães e as madrinhas se arrumem ali mesmo. Dessa forma, é um deslocamento a menos para elas. Além de facilitar muito, evita que o cabelo e a maquiagem estraguem no caminho.
7. Você é quem manda
Quando a cerimônia ocorre em igreja, normalmente, há mais de um casamento no mesmo dia. Dessa forma, as noivas precisam conversar e entrar num acordo sobre a decoração, iluminação, flores e música do espaço. Isto pode ser uma tarefa delicada. Quando cerimônia e recepção acontecem no mesmo lugar, você é quem manda e decide tudo sobre a decoração dos espaços.
8. A solução para diferentes religiões
Nem sempre os noivos têm a mesma religião. Neste caso, escolher casar numa tradição ou noutra pode não ser agradável nem a melhor opção. Fazendo cerimônia religiosa e recepção num único espaço, os noivos podem escolher quem será o celebrante: um amigo ou familiar com aptidão para oratória, um juiz de paz, o representante de uma das religiões ou os representantes de ambas as religiões.
9. Ao ar livre
Alguns locais para recepção possuem espaços ao ar livre. Dessa forma, se a data e o clima permitirem, uma ótima e charmosa ideia é fazer a cerimônia religiosa ao ar livre e a recepção num espaço coberto.
10. Flexibilidade de horário
Você quer casar aproveitando o pôr-do-sol? Quer oferecer um brunch? Quem sabe, casar-se no final da manhã? Devido aos horários engessados que as igrejas normalmente têm, essas e outras opções podem ser inviáveis. Quando se negocia apenas com o local da recepção, há uma maior flexibilidade de horários e torna-se possível casar no horário e com o estilo que você sempre sonhou.
Esperamos que este texto lhe ajude a decidir se você quer ou não realizar a cerimônia religiosa e a recepção no mesmo local. Para lhe ajudar a organizar os outros itens do seu casamento, sugerimos a leitura deste check-list do casamento.