A organização do casamento é uma das partes mais gostosas da realização do sonho a dois: pesquisar ideias, conhecer fornecedores, fazer orçamentos e ir riscando itens da lista. Após toda a empolgação inicial do pedido, surge o questionamento: por onde começar? Nós do Espaço Casa Sales preparamos dicas especiais para você que está a um passo de subir ao altar.
1. Definir a data
Essa é a etapa fundamental da organização de casamento. Escolher a data deve ser o primeiro passo, pois tudo que vier depois estará ligado ao grande dia.
Pense nas prioridades do casal em relação à época do ano e façam a escolha a partir disso. Casar no verão é uma prioridade? O casal tem um mês específico em que gostaria de realizar a celebração? Estas são algumas das perguntas que precisam ser feitas.
2. Montar o orçamento
O orçamento é um grande influenciador, por isso precisa ser determinado desde o início. O casal precisa ter uma conversa sincera e responder à pergunta: quanto pretendemos gastar com o casamento?
Apesar desta definição, lembre-se que gastos extras e despesas ocultas podem surgir, por isso não planejar dentro do limite e ter uma reserva é uma boa ideia.
3. Definir o estilo do casamento
Assim como os demais, esta é uma etapa importante. Qual o estilo do casal? Vocês sonham com aquele casamento tradicional com muitos convidados e uma festa de arromba? Preferem uma cerimônia ao ar livre? Ou são do tipo mais intimistas e querem apenas convidar os familiares e amigos mais próximos?
4. É hora da lista de convidados
Quais são os familiares e amigos que não podem estar de fora do grande dia? Agora é a hora de listar todos eles.
Fazer uma lista de convidados (mesmo que não definitiva) vai ajudar o casal a escolher o espaço da recepção, a quantidade estimada de bebidas e o tipo de buffet.
5. Quais são as prioridades do casal?
Ter uma lista de prioridades, ou seja, aquilo que o casal não abre mão, também é fundamental. Desta forma, vocês saberão onde serão investidos os valores mais altos do orçamento.
O sonho do casal é um vestido e terno maravilhosos? Um fotógrafo renomado? Uma viagem internacional? Juntos, o casal deve decidir a lista de prioridades e o que será essencial.
6. A grana está curta?
Nem todo casal tem bastante dinheiro para dispender em uma organização de casamento. Na verdade, muitos casais precisam gastar pouco por estarem iniciando a vida a dois: adquirindo casa própria, móveis, veículo e outras coisas mais.
Por isso, para que o casamento saia como esperado gastando pouco, você deve elencar o que é necessário em uma espécie de pirâmide:
– Na base da pirâmide deve estar o essencial: o relacionamento entre os noivos, com os familiares e os amigos.
– Subindo na pirâmide, temos a estrutura para um casamento, ou seja, o que não pode faltar: igreja, espaço para recepção, buffet, vestido, traje do noivo, alianças e fotos.
– Mais para cima, itens que também são importantes, mas onde você pode investir menos dinheiro: buquê, decoração, música, convites, lembrancinhas, lua-de-mel, convite para padrinhos.
– No topo da pirâmide estão os itens acessórios, ou seja, aqueles que podem ser dispensados para reduzir custos, se for preciso: detalhes de decoração, acessórios de pista, roupa das daminhas e pajens, lingerie da noiva, bebidas específicas, cardápios nas mesas, entre outros.
Organizar um casamento é uma tarefa um tanto quanto complicada. Quer uma ajudinha? Baixe o nosso checklist e comece a sua organização pra valer!