A festa de formatura é um evento bastante esperado: seja pelo formando que estudou durante anos, seja pelos pais, seja pelos amigos. Todos querem e merecem celebrar. Contudo, a pandemia do novo coronavírus trouxe uma realidade diferente: estados e municípios lançaram decretos proibindo a realização de médios e grandes eventos.
É calculado que até o mês de junho, quando deve ocorrer o pico do vírus no Brasil, aglomerações de pessoas estarão proibidas visando a contenção da doença. E agora? O que fazer? Como posso adiar um evento tão esperado por todos e que já tinha todos os fornecedores contratados?
Calma… A Casa Sales separou alternativas para ajudar você que precisou adiar a festa de formatura.
1. Entenda o decreto que rege o seu município
Antes de fazer qualquer cancelamento ou adiamento, a comissão de formatura (ou os responsáveis pela organização da festa) devem ler os decretos que regem o seu estado e município. Veja o que as autoridades dizem sobre os eventos, principalmente número de público. Também tenha conhecimento se o decreto diz algo sobre as taxas que os fornecedores cobram em casos de cancelamento ou adiamento. É sempre bom estar por dentro da lei para depois entrar em contato com os fornecedores.
2. Faça uma lista
Se você decidiu adiar ou até mesmo cancelar a sua festa de formatura, faça uma lista com tudo o que foi contratado. Você terá que conversar com cada fornecedor individualmente. Por isso, elenque do maior para o menor, ou seja, do mais importante e custoso até aquele que você irá despender um valor menor.
3. Entre em contato com os fornecedores
Esse é o trabalho principal na hora de adiar um evento: conversar com os fornecedores que foram contratados. De uma maneira geral, as empresas estão sendo solícitas e não têm cobrado taxas para adiar o evento. Afinal, estamos todos no mesmo barco, não é mesmo? A maior dificuldade talvez será encontrar uma nova data para a festa de formatura que fique boa para o formando e para os fornecedores.
4. Escolhendo a nova data
Se for possível, ainda não escolha uma nova data. Se você já precisa escolher, opte pela metade do próximo semestre (outubro, novembro ou dezembro) ou para o primeiro semestre de 2021. Há, ainda, muitas incertezas no cenário mundial e brasileiro.
Por se tratar de um novo vírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz previsões, mas sem muitas certezas. No Brasil, espera-se que o pico da doença seja até junho o que pode influenciar os eventos marcados para o início do próximo semestre.
5. Eventos online para continuar arrecadação
A festa de formatura precisou ser adiada, porém os eventos para arrecadação de valores podem continuar. É importante que a comissão de formatura esteja atenta para tudo isso e continue arrecadando os valores.
6. Converse com os convidados
Não esqueça de avisar os convidados sobre o adiamento da sua festa de formatura. Envie uma pequena mensagem virtual ou faça ligações. Muitas pessoas estão encontrando nas videochamadas meios eficazes de estar perto. Que tal marcar uma “festa virtual” para o dia em que o seu evento seria realizado? Esta é uma forma de não ignorar totalmente a antiga data e manter o otimismo.
7. Foco na reorganização
Aos poucos, comece a reorganização da festa. Por isso, quanto mais tempo você tiver até a nova data, melhor. Aliás, calma e paciência são palavras de ordem nesse momento. Se ponha no lugar do outro. Formandos e fornecedores sofrem igualmente, por isso é hora de empatia.
Os fornecedores devem ser flexíveis com as taxas de cancelamento ou adiamento, enquanto o formando deve compreender que em novas datas talvez aquele determinado fornecedor não esteja disponível.
A sua festa de formatura irá acontecer. E será linda! É preciso apenas ter calma e esperar esse momento difícil passar.
A Casa Sales está aqui para te ajudar a superar esse momento de incertezas com dicas simples e eficazes. Acesse o nosso blog e conheça os conteúdos. Conte com a gente. Até mais!