Só de pensar já dá água na boca. O bolo de casamento é um dos convidados mais aguardados. Ele tem um lugar de destaque no paladar dos convidados e também na decoração e nas fotos da festa. Afinal, ele faz parte da composição do cenário e uma das fotos mais especiais dos noivos é o momento do corte do bolo. É por isso, que ele ganhou destaque aqui no blog e vai ter post falando especialmente sobre ele.
Confira tudo no texto de hoje sobre como escolher o seu bolo de casamento.
O que levar em consideração ao escolher o bolo de casamento?
Papel, caneta e print na mão. Confira as nossas dicas em relação a que pontos levar em conta na hora de escolher o seu bolo de casamento.
1. Considere ter um bolo fake
O bolo fake está sendo muito usado hoje em dia porque é sinônimo de praticidade para os noivos, decoradores e organizadores. O bolo de casamento fake fica exibido no salão. Os noivos tiram foto com eles e, em seguida, os garçons servem os pedaços de bolo verdadeiro que já estavam cortados na cozinha. Isso é muito prático por três motivos:
- Não há preocupação de o bolo derreter, caso não fique refrigerado;
- A decoração permanece intacta após o “corte” do bolo;
- Os convidados não precisam esperar que a equipe corte o bolo para depois servi-lo pois ele já estará previamente fatiado na cozinha só esperando para ser distribuído.
2. Leve em conta o estilo do casamento
O bolo faz parte da composição da decoração do casamento. Por isso, deve combinar com a proposta de decoração como um todo. Confira abaixo quais estilos de casamento combinam com quais formatos e modelos de bolo.
Estilo de casamento | Formato/modelo de bolo de casamento ideal |
Casamento clássico | Bolos de pasta americana. Aqui vale caprichar na quantidade de andares do bolo. O bom da pasta americana é que ela conserva melhor o bolo durante a festa, podendo dispensar o uso de um bolo fake. |
Casamento rústico,no campo ou na praia | Naked cake.São descolados, despretensiosos e super charmosos. Só é preciso tomar bastante cuidado com a montagem e de tirá-lo da refrigeração apenas quando for servir, especialmente em dias quentes. |
Mini wedding | Bolos pequenos e de dois andares. São delicados e charmosos. Outra opção é ter dois ou três bolos menores na mesa. Dá um toque especial. |
Casamento moderno | Bolo quadrado e/ou de acabamento espatulado ou pingado (drip cake).São modernos e têm um formato/acabamento que chama a atenção. |
3. O cardápio da festa
O sabor do bolo de casamento precisa combinar com o cardápio da festa. Além disso, precisa agradar os noivos e os convidados. O sabor de chocolate, certamente, é o mais famoso e mais escolhido. No entanto, sabores como brigadeiro branco, doce de leite e com frutas são uma ótima pedida.
Converse com o seu confeiteiro e com o responsável pelo buffet para que ambos lhe ajudem a encontrar uma boa opção de sabor de bolo. Opte por sabores mais suaves pois são mais fáceis de agradar e não competem tão fortemente com os docinhos.
4. Prove
Além disso, provar as opções de sabor de bolo é fundamental para saber se eles lhe agradam e qual é o seu preferido.
5. A quantidade certa
A quantidade de bolo vai depender de dois fatores: quantidade de convidados e presença de docinhos. Quanto mais convidados mais bolo será necessário. Além disso, se haverá docinhos, talvez você não precise de tanto bolo. Uma média para se considerar é pensar que cada fatia de bolo tem, em média, 100 gramas e que, se houver docinhos, a probabilidade dos convidados não repetirem o bolo, é maior.
No texto de hoje falamos bastante sobre o bolo de casamento, mas não podemos esquecer que os docinhos também têm um destaque especial no coração e no estômago dos convidados. Confira como escolher e calcular a quantidade correta de doces de casamento.