É comum que ao falar de traje para casamento o primeiro pensamento seja voltado para o vestido de noiva. No entanto, o traje do noivo merece tanta atenção quanto o dela. O noivo precisa estar confortável no seu look e se sentindo o cara mais bonito do mundo no dia do seu casamento. Afinal, este é um dos dias mais especiais da sua vida. Por isso, separamos no texto de hoje alguns itens que devem ser levados em consideração ao escolher o traje do noivo. Confira!
1. O estilo da cerimônia
Reflita sobre qual é o estilo de cerimônia que o casal escolheu. Isso inclui:
O local da cerimônia
É ao ar livre? É na igreja? É na praia? Cada um destes espaços sugere um traje diferente. Cerimônias na igreja chamam trajes mais tradicionais e elegantes. Já as cerimônias que ocorrem ao ar livre ou na praia pedem trajes mais despojados. A praia, inclusive, abre espaço para um traje sem sapato. Isso mesmo: casar com o pé na areia. Por que não?
É à noite? É de dia?
O cuidado de observar o horário da cerimônia também interfere no traje do noivo. Da mesma forma que citamos acima, cerimônias à noite combinam mais com trajes mais tradicionais. Ao contrário das que ocorrem de dia.
É numa época mais quente ou mais fria?
Estas perguntas têm a ver com a quantidade de tecido e de camadas que o noivo vai usar. Se ele passar frio ou calor durante a cerimônia pode ficar desconfortável, se sentir mal e não focar no que realmente importa.
2. Qual é a paleta de cores do casamento?
Assim como a noiva pode usar elementos coloridos que combinem com a paleta de cores do casamento, o mesmo vale para o noivo. A gravata, o lenço e/ou a flor da lapela podem ser de cores da paleta para ganhar destaque.
3. O tamanho do noivo
Parece óbvio, não? A roupa tem que servir, é claro. No entanto, o traje do noivo não é algo que uma pessoa usa várias vezes na vida. Não é como escolher um sapato do tamanho adequado. Há certos itens como o caimento do tecido, ajustes de ombro, medidas de comprimento da manga e cavalo da calça que são bem particulares para este tipo de traje. O ideal é escolher uma loja com profissionais especializados que vão ajudar a optar pelo traje que vista bem. Além disso, é importante – durante a prova – caminhar, sentar, levantar e até dançar para garantir que o traje do noivo esteja perfeito para ele se movimentar livremente durante o grande dia.
4. O orçamento disponível
Por fim, é claro, é preciso levar em conta o valor do traje. Qual é o orçamento que o casal disponibilizou para este item? Lembre-se que, além do traje do noivo, é preciso pensar nos acessórios indispensáveis e naqueles que podem ser usados, caso sejam do gosto do noivo. Por exemplo, sapato, abotoaduras, lenço, gravata, meia, suspensório e colete.
Além disso, é preciso pensar que há duas possibilidades: comprar e alugar o traje. Comprar é interessante para aqueles trajes que poderão ser usados novamente depois. Já alugar pode ser melhor para aquele tipo de traje mais tradicional, que só se usará no dia do casamento mesmo. Uma opção, é comprar uma parte do traje – calça, camisa e terno – e alugar os itens que são únicos de casamento, como o colete.
5. A personalidade do noivo
Para ficar confortável, nada melhor que vestir aquilo que combina com a sua personalidade. Por isso, o traje do noivo precisa conversar com a personalidade dele. Isso pode incluir elementos e acessórios que ele goste. Os noivos devem fugir da possibilidade de se “fantasiar de noivo”. Ou seja, vestir algo só porque todo mundo está vestindo, mas que não tem nada a ver com ele. Os convidados não podem chegar no casamento e pensar “Quem é esse cara?” eles precisam ver o noivo – numa versão mais arrumada – mas sem deixar de ser ele mesmo.
Gostou do texto de hoje? Que tal agora ler um pouco sobre a escolha do vestido de noiva perfeito?