É complicado pensar no casamento de forma prática pois quando falamos dele, falamos de um sonho. No entanto, para ser realizado, este sonho custa dinheiro e é preciso abordar este tema também. É comum ver os casais se empolgarem na realização do sonho, manterem a cabeça nas nuvens e se esquecerem de colocar os pés no chão para torná-lo possível. O resultado é o início de uma vida a dois com dívidas a perder de vista e/ou com as economias zeradas. Por isso, no texto de hoje vamos dar 6 dicas para economizar no casamento e viver este sonho com ainda mais intensidade e sem preocupações.
1. Planeje seu casamento com antecedência.
A antecedência é a melhor amiga dos casais que querem economizar no casamento por dois motivos:
1.1 Dá aos casais mais tempo de economizar e juntar a quantia que será destinada à contratação dos fornecedores da festa. Traçando um plano bem completo e se dedicando a ele, será fácil realizar o casamento dos sonhos sem se apertar.
1.2 Dá aos casais mais tempo para pesquisar. Dessa forma, você pode descobrir fornecedores que têm orçamentos mais enxutos e entrega de qualidade e garantir a sua data na agenda deles. Além disso, você tem mais tempo de pesquisar e executar formas de economizar no casamento.
2. Definição do número de convidados
Quanto mais convidados, mais gastos. Todos os fornecedores perguntarão a quantidade de convidados da festa e se basearão neste número para imaginar o tamanho da festa e elaborar os seus orçamentos. Por isso, tente ao máximo enxugar a sua lista de convidados. Quanto menos gente for convidada, melhor para o seu bolso. Ao fazer a sua lista de convidados, foque nos amigos e familiares realmente próximos e observe aqueles cujo convite representa duas ou mais pessoas, por conta da família.
3. Confirmação de presença rigorosa
Faça um pente fino na confirmação de presença dos seus convidados. Em primeiro lugar, peça pela confirmação de presença. Isso lhe ajudará a identificar quem vai e quem não vai no seu evento e a ter um número mais real de convidados para comunicar aos fornecedores. É claro que há desistências de última hora por causa de imprevistos. Cerca de 10% das pessoas que confirmam presença não vão no evento. No entanto, ter a confirmação ainda é a melhor forma de chegar mais próximo ao número de convidados do casamento.
Além disso, evite você mesmo fazer a confirmação de presença ativamente. Ou seja, entrar pessoalmente em contato com os que não confirmaram presença para saber se vão ou não. Muitos convidados ficam sem graça de dizer que não vão ao noivo ou à noiva. O resultado é um convidado (ou mais) que foi confirmado, mas que não irá na festa. Em outras palavras, você vai pagar pela presença dele, apesar de ele não ir.
4. Buffet simples, mas cheio de charme
O buffet é uma das partes mais pesadas do orçamento. Por isso, para economizar no casamento a dica é apostar num buffet mais simples, com finger food, por exemplo, mas que tenha muito charme e personalidade.
5. Use itens do casal
Na decoração, aposte em objetos que o casal já possui. Isso traz a cara do casal para a festa e permite economizar no casamento, já que você não precisará alugar tantos objetos de decoração.
6. Faça você mesmo
Por fim, para economizar no casamento faça você mesmo alguns itens. A lembrancinha, os convites, o porta guardanapo, o suplat, o arranjo de mesa e etc. Estes são itens fáceis de fazer vocês mesmo ou com a ajuda de um amigo ou familiar que tenha habilidades manuais. Além de economizar, você colocará mais personalidade nestes itens e os convidados verão que você se dedicou e colocou a mão na massa na organização do casamento, literalmente.
Gostou do texto de hoje? Agora que já sabe como economizar no casamento, que tal descobrir por onde começar na organização do casamento?