O batizado é uma das primeiras celebrações da vida do bebê e uma das mais especiais. Ela marca o primeiro sacramento e prepara, não só o bebê, mas também os pais e os padrinhos para a caminhada religiosa da criança. Para celebrar este acontecimento, é interessante realizar uma festa de batizado. Dessa forma, além da presença dos pais e dos padrinhos, outros familiares e amigos poderão estar presente neste marco. Para lhe ajudar na organização deste evento, no texto de hoje, listaremos 4 dicas para realizar um batizado dos sonhos. Confira!
O que é o batizado?
Batizado é um ritual que marca a iniciação do bebê na vida cristã. A comunidade se reúne na Igreja para marcar este que é o primeiro sacramento do bebê. Ou seja, após ele, se abre a possibilidade de realizar os demais. Tais como, crisma, eucaristia, casamento e etc. Além disso, é no batizado que se estabelece e apresenta os padrinhos do bebê. Ou seja, os responsáveis por auxiliar os pais na tarefa de guiar a criança na fé cristã ou de assumir essa incumbência, caso os pais faltem algum dia.
Por que fazer uma festa de batizado?
Na igreja, não é possível que tantas pessoas participem deste evento. Geralmente, pais, padrinhos e avós participam deste momento na igreja. No entanto, é comum que os pais queiram partilhar este momento com amigos e familiares. A festa de batizado viabiliza que mais pessoas possam participar desta celebração tão importante na vida da criança.
Pronta para organizar esta festa? Então, confira as 4 dicas básicas para realizar um Batizado dos sonhos que separamos abaixo.
1. Planeje
Antes da chegada do bebê, para visitar um amigo, o casal só precisava se arrumar e seguir para a visita. Com uma criança o planejamento muda. É preciso organizar o horário da soneca, os de mama, os itens que precisam ser levados para trocar e alimentar o bebê assim que ele precise e muito mais.
Ou seja, com um bebê em casa, a rotina do casal muda completamente. Tarefas que antes pareciam simples, já requerem um super planejamento. Se é assim para fazer um simples passeio, imagine para organizar uma festa. A dica é planejar tudo com antecedência. Assim, você poderá se organizar melhor, delegar tarefas e se preparar para este dia.
2. Tenha antecedência
A quantidade de meses de antecedência vai depender da sua paróquia. Algumas são mais lotadas e precisam de um agendamento prévio para garantir data. A dica é ligar para a sua paróquia e perguntar com quanto tempo de antecedência é preciso marcar. Para organizar a festa, de dois a três meses são suficientes.
3. Atenção para o look do batizado.
Geralmente o look do bebê para o batizado é branco pois a cor simboliza a pureza da criança. Outras opções de cores claras podem ser escolhidas. Além disso, usa-se uma manta batismal no momento do batismo. Como o bebê cresce muito depressa, é aconselhável deixar para definir este item no mês ou na quinzena do batizado.
4. Escolha o tipo de festa.
Geralmente, o batizado ocorre na igreja e, em seguida, os pais recebem os convidados num outro local. Pode ser um salão de festas para poucas pessoas, como pode ser uma casa especializada em eventos. A diferença está no tamanho da festa e na quantidade de pessoas que se deseja convidar. A primeira opção é interessante para os casais que desejam receber poucas pessoas e fazer uma festa menor e mais íntima. Já a segunda, é ideal para quem tem famílias grandes e deseja receber bastante gente.
Para quem não quer fazer o batizado na igreja com outras famílias, mas sim numa capela só com o bebê e seus convidados, a opção é buscar locais que tenham capela e salão de festa, como a Casa Sales. Dessa forma, cerimônia e recepção podem acontecer no mesmo local.
Além disso, há quem una duas celebrações: o batizado e o aniversário de 1 ano da criança. Essa opção é interessante para fazer o batizado com a criança já maiorzinha e para economizar. Ou seja, fazer duas festas numa só. Neste caso, a casa especializada em eventos é a melhor opção.
Gostou do texto de hoje? Continue lendo o nosso blog. Ele está recheado de dicas sobre batizado e festa de 1 ano.