Não é à toa que muitos associam a figura do cerimonial com a da fada madrinha. Se tem um profissional que pode ajudar a tornar o sonho do grande dia em realidade, é ele (a). Capaz de indicar os fornecedores que mais combinam com o estilo do casamento e o orçamento disponível, orquestrar o dia da festa para que tudo aconteça perfeitamente e tranquilizar os noivos, este profissional precisa ser escolhido com muito cuidado. Por isso, hoje listamos 9 dicas valiosas para escolher o cerimonial do casamento.
1. Busque por indicações
Sabe aquela amiga ou amiga da amiga que casou há pouco tempo? Que tal conversar com ela para pegar a indicação de cerimonial? Se alguém indicou um nome para você, é sinal de que ficou satisfeito com o serviço prestado. Aproveite para perguntar se houve algum momento crítico e como o(a) cerimonial do casamento resolveu.
Além disso, se você conhecer alguém que trabalhe no ramo de casamentos, peça por indicações também. Estas pessoas têm uma outra visão da festa: a dos bastidores. Por isso, muitas vezes enxergam a postura do (a) cerimonial do casamento que os noivos não veem. Além disso, quando desempenha bem as suas funções, este (a) profissional torna o trabalho deles muito mais fluido. Uma indicação deles é muito valiosa.
2. Faça as cotações com cuidado
Após coletar as indicações, faça um pedido de cotação para todos os profissionais. Os valores cobrados devem ser compatíveis com o seu orçamento. No entanto, é válido lembrar o barato pode sair caro. Afinal, um(a) cerimonial do casamento que falha, pode arruinar a festa. Além disso, desconfie de valores muito baixos. Pode ser o caso de profissionais inexperientes ou que cobram uma comissão de cada fornecedor que eles indicam e que são contratados.
3. Faça uma lista de vantagens e desvantagens de cada cerimonial do casamento prospectado
Após entrevistar pelo menos três profissionais, faça uma lista de vantagens e desvantagens para lhe ajudar a visualizar quais são os pontos fortes de cada um e facilitar a decisão. Além disso, para uma comparação justa, faça uma tabela comparativa de quais serviços estão inclusos ou não. Por exemplo, indicação e visita a fornecedor, acompanhar a noiva em provas, ficar até o final da festa, auxiliar na contagem de convidados, realizar confirmação de presença e outros.
4. Observe o atendimento prestado antes da contratação
Se um profissional é ríspido, demora para responder e-mails ou mensagens, se atrasar para a reunião ou não se mostra pronto para lhe atender, desconfie. Se o atendimento não está bom no começo, dificilmente melhorará.
5. Conversar pessoalmente com os responsáveis pelo cerimonial
Muitos profissionais possuem equipes para lhes ajudar. Isso é ótimo pois lhe dá a segurança de que se acontecer algum problema com o cerimonial do casamento no dia do seu casamento, haverá alguém capacitado para lhe substituir. No entanto, o ideal é fazer questão de conversar com o chefe da equipe e ter contato com ele em todas as etapas. Além disso, tome cuidado com empresas que realizam mais de um evento por dia. Isso é perigoso pois pode ser que a equipe com profissionais menos qualificados ou com profissionais com os quais você nunca teve contato fique no seu evento e sujeite o evento a riscos.
6. Pesquise a credibilidade
Conte com sites de reclamações e redes sociais neste caso. Eles lhe mostrarão as críticas e os elogios sobre o profissional.
7. Exija um contrato detalhado dos serviços que serão prestados
Ao tomar a sua decisão, peça por um contrato e o revise pacientemente. Todos os itens combinados e acordados devem estar ali descritos. Fique de olho.
8. O santo bateu?
O cerimonial vai ficar com os noivos durante toda a organização e o planejamento da festa. Além de estar no dia cuidando de tudo. Até o final do evento. É fundamental que os noivos sintam afinidade com o profissional. Isso tornará a relação de trabalho ainda melhor.
9. É o que o casamento precisa?
Por fim, leve em conta a necessidade do casamento. Uma festa grande, pede por um tipo de profissional diferente de um mini wedding, por exemplo. Há profissionais para todos os tipos de casamento. Certamente, a sua fada madrinha está por aí. Você irá encontrá-la!
Gostou de saber um pouco mais sobre o cerimonial do casamento? Deixe seu comentário ou dúvida abaixo.