O final do ano está chegando e é o momento perfeito para realizar confraternizações criativas nas empresas. Qualquer confraternização oferece o benefício de integrar os colaboradores. Uma empresa mais unida trabalha melhor, produz mais, encontra soluções junta e traz mais sucesso para a empresa. Para você fugir das celebrações já manjadas que não despertam no colaborador a vontade de participar, separamos 7 dicas de confraternizações criativas para a sua empresa.
1. Festas temáticas
As festas temáticas dão um charme todo especial para as confraternizações criativas. O legal é que você pode aproveitar o tema na decoração, no cardápio, no traje dos convidados e em muitos outros itens.
Vale tudo: locais, filmes, séries, desenho animado ou qualquer outro tema.
- Pode ser um tema que combine com o momento da empresa.
Por exemplo, a empresa conquistou clientes no mercado da Índia, logo a festa terá o país como tema para celebrar esta conquista junto com os colaboradores.
- Pode ser um tema que combine com o estilo dos colaboradores.
Por exemplo, uma empresa com muitos geeks, terá uma festa com esta temática.
- Pode ser um tema escolhido pelos colaboradores.
Dá para fazer uma pesquisa interativa para eles darem sugestões de temas e depois escolherem entre as opções sugeridas. Pode ser um desenho que fez sucesso na sua época, por exemplo.
2. Show de talentos
Os colaboradores passam cerca de 8 horas diárias no trabalho. Mas o que fazem fora dele? Muitos dedicam seu tempo a hobbies e aperfeiçoamento de talentos. Nesse caso, que tal valorizar isso num show de talentos? Os colaboradores podem se inscrever e mostrar o seu lado B. Vale cantar, atuar, declamar um texto de sua autoria, dançar, fazer um stand up commedy, atacar de DJ, desenhar ou tocar um instrumento.
Pode ter uma competição entre eles para que todos elejam os melhores para serem premiados ou pode ser apenas uma apresentação amigável em que todos ganham um presente pela participação.
3. Confraternizações criativas com atividade física ao ar livre
Com o gancho da importância de fazer atividades físicas, a empresa pode oferecer uma festa com um mix de atividades. Dá para montar um cronograma pela manhã com mini aulas de alongamento, yoga, pilates, corrida, passeio de bicicleta, campeonato de futebol, handebol, vôlei, tênis e/ou basquete. Ao final, a dica é promover um almoço para todos os colaboradores com um cardápio saudável.
4. Festa de final de ano com os familiares
Voltando ao tema do que os colaboradores fazem quando não estão trabalhando, a dica é integrar a família na festa. Isso coloca as famílias como parte da empresa também e valoriza este laço do colaborador. Sem falar que – conhecendo a família dos seus colegas – os colaboradores ficam ainda mais próximos.
A dica, para esta opção de confraternizações criativas, é analisar o perfil das famílias também. Se são mais casais, a empresa pode oferecer um coquetel. Se há mais colaboradores com filhos, a dica é fazer um almoço e pensar em atividades para as crianças, de acordo com as suas faixas etárias.
5. Festa com premiação dos melhores funcionários do ano
Outra dica de confraternizações criativas é fazer uma premiação. Esta é uma forma de destacar os colaboradores que tiveram um desempenho melhor e de incentivar os outros a estarem entre os melhores numa próxima premiação.
6. Festa com sorteios
Pode ser um bingo, um sorteio ou um cupom premiado. A ideia é presentear os colaboradores de uma forma divertida. Além de ganhar um presente, elas ainda terão um momento de descontração. Lembre-se de fazer sorteios de prêmios e presentes que combinem com o perfil dos colaboradores. Ou seja, com itens que eles gostariam de ganhar.
7. Contrate atrações
A última dica de confraternizações criativas é contratar atrações para a festa. Aqui vale pensar em atrações que combine com o perfil dos colaboradores. Algumas sugestões são:
- Mágico;
- Caricaturista;
- Apresentação circense;
- Banda;
- DJ;
- Fliperama, autorama e vídeo game;
- Stand up commedy;
- Bar interativo;
- Buffet de sorvete;
- Cabine fotográfica;
- Mini polaroid;
- Quick massage;
- Mestre de cerimônias
Gostou do texto de hoje? Então você vai gostar de saber quais são os 6 erros comuns na gestão de um evento empresarial. Confira!