Já parou para pensar que, dos preparativos do grande dia, o único que não é usado unicamente no dia do casamento é a fotografia? O serviço do fotógrafo de casamento é utilizado antes – no ensaio -, durante – para registrar o grande dia desde quando os noivos começam a se arrumar até a hora da festa – e após o casamento – na entrega das fotos e do álbum. As fotos são a única coisa que fica da festa, são os registros de um dia muito especial que será lembrado para sempre e que será mostrado para os filhos e netos do casal.
Já pensou ter um registro de baixa qualidade do seu grande dia? Tanta dedicação para escolher os outros itens do casamento e ao invés das histórias felizes do grande dia, o que o casal vai lembrar é do péssimo serviço do fotógrafo sempre que vir as imagens. Não vamos nem pensar neste pesadelo. Melhor é dar uma olhada nas dicas que separamos para você contratar o fotógrafo de casamento ideal.
1. Não deixe para depois
Como indicamos no check-list do casamento perfeito, o ideal é contratar o fotógrafo de casamento 10 meses antes do dia do evento. Não deixe para depois. Bons fotógrafos têm agendas apertadas e precisam ser contratados com antecedência para garantir a sua data. Afinal, eles precisam estar 100% dedicados ao seu evento no dia. Ou seja, não podem registrar duas festas no mesmo dia.
2. Estilo do casamento e estilo do fotógrafo
O estilo do fotógrafo de casamento deve combinar com o estilo do casal. Vocês querem fotos mais espontâneas ou posadas? Querem cores mais suaves ou vibrantes? Pesquise o portfólio do profissional para garantir que ele tenha o estilo que vocês buscam.
3. O barato pode sair caro
Salvo variações de cidades, data e horário, na média, cerca de 10% do seu orçamento será destinado ao fotógrafo de casamento. Se encontrar preços muito mais baixos que isso, desconfie. O serviço de bom fotógrafo custa um pouco mais caro porque entrega qualidade. Um preço muito em conta pode significar dor de cabeça lá na frente.
4. Pesquise o fotógrafo de casamento
Não tenha preguiça de pesquisar. Peça referências para conhecidos que casaram recentemente e para a sua cerimonial. Também pesquise por reclamações nas redes sociais. Tudo isso lhe ajudará a ter mais segurança de estar contratando um bom profissional.
5. Sane todas as suas dúvidas
- Quais equipamentos ele usa?
- Quanto tempo leva para entregar o álbum?
- Que tipo de álbum será entregue?
- Ele entregará fotos brutas também?
- Haverá um arquivo digital das fotos que não estão no álbum? Se sim, há limite de fotos? Em qual formato e resolução serão entregues?
- Para a quantidade de convidados da sua festa, ele contratará um assistente? Se sim, isso acarretará em custos extras para você?
- Há restrição de dias e horários para realizar o ensaio fotográfico?
- Há restrição de horas para a captura dos registros no dia da festa? Alguns fotógrafos lhe acompanham no making of e vão embora quando a festa acabou de começar porque já atingiu o limite de horas deles.
- O que acontece se ele ficar doente ou impossibilitado de fazer as fotos no dia do ensaio ou do evento?
Estas são apenas algumas perguntas que você pode ter. Liste todas as que tiver e sane-as. A resposta para todas elas e tudo mais que for combinado deve constar em contrato.
6. Busque afinidade com o seu fotógrafo de casamento
Para aqueles que combinarem com o seu estilo e com o seu orçamento, marque uma entrevista para conhecê-los pessoalmente. O contato presencial faz toda a diferença. Vocês precisam ter afinidade com o fotógrafo para ficarem desinibidos na frente das câmeras. Isso garantirá registros mais bonitos.
Gostou do texto de hoje? Ficou alguma dúvida? Como está sendo a sua escolha pelo fotógrafo de casamento ideal? Conte-nos nos comentários!