Para não correr o risco de não poder realizar o casamento na data desejada é preciso tomar alguns cuidados.
A resposta para a pergunta do título pode ser resumida com uma palavra: antecedência. Não é à toa que a escolha da data é um dos itens iniciais do planejamento de um casamento. Por isso, neste texto, além de abordar os fatores que influenciam a escolha da data do casamento, falaremos dos benefícios em tomar essa decisão com antecedência.
Os 7 fatores que influenciam a escolha da data do casamento
Os fatores que influenciam esta decisão tão importante são:
1. Significado
Muitos noivos fazem questão de casar numa data que é especial para eles. Por exemplo, aniversário de namoro, dia do noivado, do primeiro encontro ou do primeiro beijo.
2. Destino da lua de mel
Certos destinos são melhores de ser visitados em determinadas épocas. Neste caso, o casamento precisa acontecer um pouco antes disso.
3. Gravidez
Já as noivas grávidas precisam levar em conta em que período da gestação desejam estar no dia da festa.
4. Convidados
Certas datas funcionam melhor para convidados que precisarão viajar para participar da festa. Por exemplo, férias, feriados ou finais de semana. Caso você tenha uma grande quantidade de convidados que não moram na cidade onde ocorrerá a festa, é preciso levar isto em consideração.
5. Estilo de casamento
Certos estilos de casamento combinam mais com certas estações do ano. Por exemplo, um casamento ao ar livre pede uma estação mais seca e com temperaturas mais amenas.
6. Orçamento
Certas datas e certos períodos (como sábados e o mês de Setembro) são mais concorridos e, portanto, mais caros. Pensar em opções alternativas pode baratear os custos. Tudo dependerá do orçamento disponível para a realização da cerimônia.
7. Eventos
Observe se não haverá eventos (por exemplo, shows, festas tradicionais ou festivais esportivos) na cidade em que acontecerá o casamento. Isso pode tornar o trânsito complicado e os hotéis mais concorridos, sendo mais caro hospedar os convidados de outras cidades neste período.
Os 4 benefícios de planejar o casamento com antecedência
Com estes fatores levados em consideração, é hora dos noivos definirem qual é a tão sonhada data e projetá-la de forma que possam ter antecedência para planejar o casamento. Afinal, os noivos mais organizados usufruem de certas vantagens. São elas:
1. Conciliar todos os fornecedores
Com uma antecedência maior a agenda dos fornecedores estará mais livre. Assim, será mais fácil conseguir contratar todos os prestadores de serviços que você deseja.
2. Conseguir aquele espaço ou aquela igreja
Alguns noivos fazem questão de casar em certos locais de festa e/ou igrejas que têm agendas disputadíssimas. A única forma de conseguir tais espaços na data tão sonhada é reservando com antecedência.
3. Tranquilidade
O planejamento de um casamento já é estressante por si só. Executá-lo às pressas pode tornar esta tarefa mais difícil ainda. O fator antecedência lhe dará mais tranquilidade para cuidar de todos os detalhes, dar a atenção que cada item merece e tempo para resolver os imprevistos.
4. Maior poder de negociação
Um prazo maior pode ser sinônimo de um poder maior de negociação com os fornecedores.
Quanto tempo de antecedência é necessário?
Falamos tanto de antecedência, mas não contamos qual seria um prazo interessante. Em 12 meses já é possível organizar uma festa usufruindo dos 4 benefícios listados acima. No entanto, certos locais e fornecedores deverão ser reservados muito mais tempo antes. Além disso, casamentos grandiosos precisarão de mais tempo para serem preparados. Nestes casos, estamos falando de 18 a 24 meses de planejamento.
Com antecedência não tem erro: seu casamento será do jeito que você tanto sonhou e o planejamento dele será mais fácil e menos estressante. Para te auxiliar ainda mais nesta tarefa, preparamos um check-list com as tarefas que devem ser realizadas a cada mês. Confira!