A história se repete em muitas casas. Antes da chegada do neném, os pais não pensam em fazer festa de 1 aninho com a certeza de que a criança não vai aproveitar a festa e que o dinheiro poderia ser destinado para outro fim. No entanto, o bebê chega e, junto com ele, as conquistas, as risadas, as noites em claro e as evoluções não só do desenvolvimento da criança, mas também dos pais que aprendem um pouco mais a cada dia. Dessa forma, os pais que não queriam festa de 1 aninho agora querem mais é celebrar. No post de hoje, vamos listar algumas dicas para tornar essa festa ainda mais especial.
1. O que priorizar na escolha do local?
Não há necessidade de realizar essa celebração em buffet de festa infantil. O que você precisa é de um local bonito, que permita uma boa decoração e que seja seguro para o aniversariante e para os convidados.
2. Qual o melhor horário para a festa de 1 aninho?
Geralmente perto das 16h pois, nesse horário, é comum que o bebê já tenha almoçado, feito sua soneca e esteja descansado. Aliás, não só o aniversariante como os outros bebês convidados para a festa. Dessa forma, todos estarão dispostos para participar da festa e aproveitar bastante.
3. Como escolher o tema?
Em festa infantil, o ideal é que a criança escolha o tema da sua festa. Com 1 aninho, ela não demonstrará um interesse forte por algum tema. No entanto, os pais já poderão perceber a sua personalidade e quais temas combinam com ela. A sugestão é pensar em temas atemporais. Por exemplo: balões, aviador, pássaros, circo, fazenda, bailarina ou algo que remeta a decoração do quarto do bebê.
4. O que servir?
Em primeiro lugar, pense no que o aniversariante come. Se ele possui restrições (seja por alergia ou por opção dos pais de não oferecer o alimento ainda – chocolate, por exemplo) é importante ter opções para ele. Em segundo lugar, faça o mesmo exercício pensando nos convidados, especialmente pois a probabilidade de haver muitos bebês na festa é alta. Para o bolo, por exemplo, é possível ter uma opção para os adultos com cobertura e recheio e uma opção mais simples para os bebês.
É interessante evitar frituras e priorizar salgados assados, sanduíches e pães de queijos que podem ser aproveitados por convidados de todas as idades. Além disso, ter iogurte, sucos naturais e frutas pode ser uma opção interessante para ajudar que os pais dos bebês possam oferecer aos pequenos. Por fim, evite alimentos – como amendoim – e utensílios – como o garfinho de plástico – que podem engasgar os bebês.
5. Qual é a duração ideal de uma festa de 1 aninho?
Como o aniversariante e boa parte dos convidados são muito pequenos, é pouco provável que eles aguentem ficar animados a festa toda. Além disso, se um se cansar e começar a chorar, é o suficiente para todos se juntarem a ele numa sinfonia de choros. Uma média de 4 horas de duração é o ideal. Considerando que a programação para cantar os parabéns seja de 2 horas após o início da mesma.
Gostou do texto de hoje sobre festa de 1 aninho? Continue ligado no blog pois, em breve, traremos mais novidades sobre o tema.